Você conhece os feriados dos EUA e seus significados?

feriados dos eua

Você conhece os feriados dos EUA e seus significados?

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das melhores coisas de aprender um novo idioma é que você abre as portas para descobir uma nova cultura, não é mesmo? Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre os feriados dos EUA, seus significados e datas. Claro, vamos aproveitar para aprender algumas palavras novas.

Quantos feriados têm os EUA?

Os EUA têm onze feriados nacionais ao longo do ano. Eles se devidem entre aqueles que têm uma data fixa e os que mudam de dia a cada ano, como o Memorial Day, que é comemorado na última segunda-feira de maio.

Assim como aqui no Brasil, os EUA também têm feriados estaduais, que podem fazer com que esse número aumente. Por outro lado, diferente daqui, as empresas não são obrigadas a observar os feriados nacionais.

Quais são os feriados dos EUA e seus significado?

Sem mais delongas, vamos à lista de feriados nacionais dos EUA e seus significados? Nesse caminho, bora aproveitar para aprender algumas palavras novas em inglês.

New Year’s Day – 1º de janeiro

Assim como aqui, o ano começa com feriado lá nos Estados Unidos, mas as comemorações, para valer, acontecem na véspera. Por lá, o dia 31 de dezembro, a véspera do Ano Novo, é chamado de New Year’s Eve.

Além dos fogos de artifício (fireworks, em inglês) também existe a tradição de marcar a chegado do novo com algum objeto caindo junto com a contagem regressiva. O exemplo mais famoso é a bola gigante localizada na Times Square, famoso cartão postar de Nova York.

Não sabe do que a gente está falando? Então, se liga só. É o famoso ball drop (queda da bola) da Times Square:

Birthday of Martin Luther King, Jr. – terceira segunda-feira de janeiro

O segundo feriado nacional dos EUA comemora o aniversário do nascimento de Martin Luther King Jr

MLK, como também é conhecido, foi um pastor batista e homem negro que se tornou um rostos do que ficou conhecido como civil rights movement (movimento pelos direitos civis), nome dado às campanhas, protestos e ativismo contra a discriminação racial e pelos direitos civis de pessoas negras nos EUA entre as décadas de 1950 e 1960.

King foi assassinado em 4 de Abril de 1968, aos 39 anos, e sua data de nascimento se tornou feriado nacional em 1983.

Em seu mais famoso discurso, conhecido como “I Have a Dream”, MLK pediu o fim do racismo para mais de 250 mil pessoas em Washington D.C., capital dos EUA.

Washington’s Birthday, terceira segunda-feira de fevereiro

Nunca ouviu falar desse feriado dos EUA? Pois é, atualmente ele é mais conhecido como President’s Day e tido como uma data em homenagem a todos os presidentes da história americana.

Sua data e nome originais são uma homenagem a George Washington, primeiríssimo presidente dos EUA.

Memorial Day, última segunda-feira de maio

Já o Memorial Day (dia da memória) é um feriado de luto, guardado em homenagem a todos os soldados americanos que morreram em combate.

O Memorial Day é um feriado que existe desde a Guerra Civil Americana (American Civil War) em que as colônias do sul e do norte dos EUA lutaram entre si, levando à morte de pelo menos um milhão de americanos.

Ah! O Memorial Day também marca o início extra-oficial do verão por lá! ☀️

Juneteenth National Independence Day, 19 de junho

Este é o caçula entre os feriados dos EUA e se tornou um feriado nacional no ano de 2021. A palavra Juneteenth é uma contração — uma mistura — da palavra june (junho) com a palavra nineteenth (décimo nono)

A data faz referência a 19 de junho de 1865, quando o estado do Texas proclamou o fim da escravidão. O estado do sul dos EUA foi o último a manter a escravidão de pessoas negras nos EUA após o fim da Guerra Civil, que citamos ali no feriado de cima.

O 19 de junho também é conhecido como Jubilee Day (dia do jubileu), Black Independence Day (dia da independência negra) e Freedom Day (dia da liberdade). O feriado, hoje, é uma data de celebração da luta dos afro-americanos contra a escravidão e da cultura afro-americana.

Independence Day, 4 de julho

You just gotta ignite the light (Você só tem que acender a luz)
And let it shine (E deixá-la brilhar)
Just own the night (Simplesmente domine a noite)
Like the 4th of July (Como se fosse 4 de julho)

Você (muito) provavelmente já ouviu Fireworks, hit da Kate Perry, certo? Em um dos versos a música faz referência ao 4 de julho, um dos mais famosos feriados dos EUA.

O 4 de julho marca a data de independência dos EUA frente ao Reino Unido e é um dos mais comemorados por lá, com muitos fogos de artifício e barbecues (churrasco) ao ar livre.

4Th Of July America GIF

Labor Day, primeira segunda-feira de setembro

Diferente do Brasil, Europa e boa parte do mundo, os EUA não comemoram o dia do trabalho (ou do trabalhador) no 1º de maio. Por lá (e no Canadá também), a data é comemorada sempre na primeira segunda-feira de setembro. 

Columbus Day, segunda segunda-feira de Outubro

O Columbus Day, dia de (Cristóvão) Colombo é um feriado nacional dos EUA que fazz referência ao dia 12 de outubro de 1492, data da chegada do explorador italiano às Américas.

Atualmente, muitas pessoas nos EUA usam a data para celebrar a cultura indígena e nativa dos EUA, enquanto em comunidades de imigração italiana dos EUA a data é usada para celebrar a cultura ítalo-americana.

Veterans Day, 11 de novembro

Como o nome sugere, a data presta homenagem a todos os veteranos de guerra dos EUA

O dia se deve à data que marca o fim da Primeira Guerra Mundial, já que a rendição dos alemães teve efeito às 11h11 do dia 11/11. Sabia dessa?

Thanksgiving Day, quarta quinta-feira de novembro

Também conhecido como Dia de Ação de Graças, esse é um super-mega-hiper famoso feriado dos EUA e é um feriado dedicado a ser grato e falar mais obrigado! Entre as várias tradições ligadas ao Thanksgiving está o jantar do Dia de Ações de Graça, que tem pratos típicos como peru assado, batata doce e molho de cranberry.

Outra tradição da data é a realização de grandes desfiles públicos, chamados de parade em inglês. Às vezes rola até um Bob Esponja gigante.

Spongebob Squarepants GIF by The 95th Macy’s Thanksgiving Day Parade

Christmas Day, 25 de dezembro

Como não poderia deixar de ser, a lista de feriados dos EUA termina, claro, com o Natal! Uma diferença cultural interessante, é que nos EUA a ceia de natal acontece no almoço do dia 25, não no jantar da véspera, como é mais tradicional por aqui. 

No mais, nós conhecemos muito bem o Natal dos EUA, não é mesmo? Boa parte das tradições que temos por aqui, como a figura do papai noel e a árvore da Natal não surgiram por lá, mas acabaram se popularizando no Brasil por influência americana. 🎅🎄

Gostou de aprender um pouquinho mais sobre os feriados dos EUA e seus significados? E de conhecer novas palavras em inglês? Então, que tal dar aquele passo a mais e aprender muito mais inglês com a Open English? Afinal, você tem que estar preparado para um Thanksgiving ou Independence Day nos States, certo?

 

Quero aprender inglês com a Open English!