Vantagens dos cursos online

6 vantagens dos cursos online de acordo com uma educadora


7 minutos leitura

Quais as vantagens dos cursos online?

Se antes da pandemia havia uma certa resistência aos cursos online, agora, parece que eles vieram para ficar. 

O modelo de ensino remoto ganhou as casas brasileiras e se tornou uma opção vantajosa, especialmente para aqueles que têm uma rotina corrida.

Além da comodidade, a ampla disponibilidade de cursos online e o fato de não existir mais barreiras geográficas fazem dos cursos online um ótimo investimento. Mas será que tudo são flores no universo online? 

Confira a análise da Professora Ivete Palange, membra do Conselho Fiscal da ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância).

curso de ingles online

A tecnologia é limite ou possibilidade?

O ser humano cria tecnologias com produtos que modificam o mundo e resultam em alterações no seu próprio comportamento. 

A tecnologia digital, por exemplo, gerou o computador e a internet, ampliando o acesso à informação e às redes sociais, permitindo maior interação entre as pessoas. 

Essas mudanças interferiram no cotidiano das pessoas e estimularam o repensar e o aprimoramento das atividades de ensino. 

teste de inglês online

Senta que lá vem história 

Inicialmente, os cursos online eram apenas depósitos de textos e vídeos. No entanto, o desenvolvimento de novas ferramentas possibilitou formas inovadoras de ensino, gerando maior interação entre professores e alunos.

Com a chegada do 5G, da inteligência artificial e data base, por exemplo, é possível oferecer experiências imersivas aos alunos.

As vivências interativas no Metaverso, por exemplo, que, apesar de serem situações experimentais, vão se tornar cada vez mais comuns. 

Curso de inglês grátis por 24h

Tecnologia ou metodologia? 

A tecnologia é um aspecto que incentiva experiências educacionais dos cursos online por meio de ferramentas necessárias, mas não suficientes. 

O uso adequado da tecnologia requer que os alunos sejam o centro das preocupações dos educadores. É preciso criar condições para que eles aprendam, transformando informações em conhecimento. 

Nesse sentido, o desenvolvimento de metodologias de ensino é fundamental para as experiências de aprendizagem. 

E, apesar de haver um avanço com as metodologias interativas, com maior participação dos alunos, ainda há muito a se construir nesta área.

Alguns espinhos

Um dos principais espinhos no jardim da educação digital ainda é em relação a falta de acesso à internet por parte da população.

Além disso, os recursos limitados dos smartphones podem prejudicar o acesso a recursos de aprendizagem. 

Da mesma forma, os educadores ainda têm dificuldades em propor novas metodologias que utilizem estes recursos inovadores. 

Por isso, é importante que o curso online escolhido tenha recursos que funcionem bem em  qualquer dispositivo móvel e que forneça materiais de apoio para download

Alunos chegam daqui e dali

Mesmo com as limitações, a busca por cursos online aumentou muito nos últimos anos. Para se ter uma ideia, em 2022 o número de matrículas nos cursos de graduação online superou os cursos presenciais.

Percebe-se que a busca pelo aprimoramento contínuo se tornou uma questão de sobrevivência. E os cursos online, uma opção viável para se manter sempre atualizado. 

Um exemplo, são os professores de educação básica que precisaram aprender sobre programação e edição de vídeo para levarem suas aulas para o ambiente virtual. Ou os microempreendedores, que viram nos cursos online uma forma de iniciar o próprio negócio.

Vantagens dos cursos online

Menos que oferece mais

Uma das vantagens dos cursos online é a economia de tempo de deslocamento. Em cidades grandes, com problemas de congestionamento, transporte público insuficiente, grandes distâncias entre local de trabalho e estudo, o tempo do deslocamento pode ser usado para estudar.

Não há barreiras geográficas

Você pode fazer um curso de inglês online sem sair de casa ou aprender inglês com professores britânicos da sua sala de estar. E ainda, interagir com pessoas do mundo todo sem precisar gastar milhares de reais em uma viagem:

Um intercâmbio cultural em casa    

Os cursos online permitem ampliar as relações entre pessoas com o mesmo interesse. Estudantes de cursos de inglês online, por exemplo, unem pessoas com o mesmo objetivo e por isso mesmo, se tornam uma rede de apoio essencial para se manter motivado.

Tem o mesmo peso dos cursos presenciais

Em termos legais, não há diferença entre cursos de graduação presenciais ou a distância e os cursos online, e o que se vê é que o mercado tem grande aceitação pelos alunos formados em cursos online. 

Custa menos do que um curso presencial

Além da economia de tempo com deslocamentos, os cursos online oferecem outra vantagem: o preço é menor do que nos cursos presenciais e isso permite o acesso de um número maior de pessoas. 

Flexibilidade e acesso a recursos tecnológicos

E por falar em acesso, esse é outro grande diferencial dos cursos online. Ao contrário dos cursos presenciais, que oferecem aulas em dias e horários fixos, nos cursos online de qualidade, as aulas são ilimitadas e ficam disponíveis 24h por dia. 

Os recursos tecnológicos também costumam ser outro diferencial dos cursos online, que além de tornarem a vida do estudante mais prática, são um excelente recurso complementar de aprendizagem.

Estratégias para caça fantasmas

Mas um dos grandes fantasmas dos cursos online ainda é a evasão. Muitas vezes, o aluno começa motivado, mas desiste do curso, às vezes, sem mesmo acessá-lo.  

É óbvio que isso pode ocorrer até mesmo nos cursos presenciais, mas para evitar que isso aconteça é preciso se fazer algumas perguntas:

  • Por que eu quero fazer esse curso?  🤔
  • O que ele trará de bom à minha vida? 🎁
  • Como irei me organizar para realizar o curso? 🗂️
  •  Tenho tempo disponível para me dedicar?

Como fazer dar certo?

Apesar de as vantagens dos cursos online superarem as desvantagens, é preciso encontrar motivação dentro de si:

Encontre a sua motivação

Qualquer curso online concorre com a vida, com as coisas que costumam dar prazer, como jogar conversa fora, ouvir músicas, gastar tempo nas redes sociais, entre outros.

Por isso, é preciso estar motivado para abrir espaço na vida e realizar um curso. 

Nesse sentido, a motivação é a melhor arma de combate ao fantasma da evasão. E ela que mobiliza a criação de uma nova rotina para acessar diariamente o curso, realizar as atividades, e interagir com os professores e alunos. 

“A motivação é uma chave que se abre por dentro. É dentro de nós que encontramos o sentido das nossas decisões. Por isso, é preciso encontrar a sua motivação.”

Escolha um curso online de qualidade

A qualidade do curso também é indispensável. Por isso, é preciso pesquisar:

  • Conhecer a instituição que oferece o curso;
  • A metodologia de ensino;
  • Os recursos disponíveis;
  • O especialistas envolvidos
  • O suporte, entre outros fatores. 

Da mesma forma, ler depoimentos ou conversar com alunos do curso é muito bom, pois permite ter informações sobre uma experiência vivida.

💡 Lembre-se, motivação, rotina e qualidade são fatores indispensáveis para obter sucesso na realização de um curso online.    

O que será dos cursos online?

Não é possível adivinhar o futuro, mas algumas tendências funcionam como bússolas. O desenvolvimento do mundo virtual e as conexões sofisticadas como o Metaverso, experiências imersivas e a internet das coisas invadem nossa vida e nos desafiam a aprender com eles.

Possivelmente, isso estimulará os educadores a desenvolverem novas metodologias que contemplem essas ferramentas. 

No entanto, embora o mundo virtual seja atraente, os contatos físicos não devem ser abandonados. Nesse sentido, novas estruturas de ensino que atendam necessidades específicas de aprendizagem podem surgir.

As comunidades de estudo são um exemplo disso, como uma forma de solucionar problemas, formular projetos e aprofundar o conhecimento em diversas áreas para a melhoria da vida das pessoas.  

O que as tendências nos indicam é que a relação homem-máquina deverá ocupar o centro das preocupações futuras na formação das pessoas.   

Com a colaboração da Prof.ª Ivete Palange – membra do Conselho Fiscal ABED 


Conheça o curso