Escola de inglês presencial

Escola de inglês presencial: vantagens e desvantagens que ninguém te conta


14 minutos leitura

Tá pensando em tirar seus planos do papel e começar a aprender inglês? Com tantas opções disponíveis atualmente, será que estudar em uma escola de inglês presencial ainda vale a pena?

Quais são as vantagens e desvantagens de aprender inglês em uma escola tradicional? Será que esse formato é o que mais se adapta à sua rotina? São muitas dúvidas, a gente sabe.

Por isso, antes de fechar sua matrícula na escola mais próxima, é fundamental ponderar os prós e contras de estudar inglês presencialmente.

E para te ajudar com isso, vamos te mostrar os dois lados da moeda sobre aprender inglês em uma escola tradicional, a partir das experiências de quem já experimentou os dois formatos: o presencial e o online.

Assim, você pode ter uma ideia mais clara se esse formato funciona mesmo pra você, ou se está na hora de você experimentar outros modelos 🙃 

curso de ingles online

O que você vai ler neste artigo:

  • As vantagens e desvantagens da escola de inglês presencial, sob o ponto de vista de quem já estudou em uma;
  • Uma alternativa eficaz para quem tem uma rotina corrida;
  • E dicas de escolas de inglês presenciais, para quem ainda prefere esse formato.

Bora começar?

Vantagens da escola de inglês presencial

Você tem mais interação

Uma vantagem de fazer aulas de inglês em uma escola presencial é a oportunidade de interagir com professores e outros estudantes de inglês.

Essa comunicação interpessoal torna o ambiente propício para o aprendizado, permitindo que os alunos esclareçam as suas dúvidas e tenham uma atenção individualizada do professor.

Além disso, os alunos podem se envolver ativamente em discussões e atividades em grupo, aprimorando as suas habilidades por meio da aplicação prática do conteúdo.

Não que em um curso online você não tenha isso, mas como brasileiro é muito caloroso e gosta de se reunir, essa é uma das vantagens do ensino de inglês presencial.

teste de inglês online
 

Horários fixos e currículo estruturado

Com uma carga horária semanal que pode variar de 2 a 3 horas por semana, os alunos têm um horário de aula fixo. Para quem não é muito disciplinado, isso pode ser útil pra manter a disciplina e a consistência nos estudos. Afinal, você tem o compromisso de ir para aula nos dias de aula.

Além disso, as escolas de inglês presenciais costumam seguir um cronograma fixo de aulas, com um calendário com as datas de eventos e provas. Isso pode ser útil na hora de planejar uma viagem, por exemplo.

Mas pode ser limitador para quem tem uma rotina corrida. Afinal, se você perder a aula, não vai conseguir repor. No máximo vai conseguir agendar um plantão de dúvidas. 

Curso de inglês grátis por 24h

Experiências além da sala de aula

As escolas presenciais de inglês geralmente oferecem oportunidades para que o aluno aprenda inglês fora da sala de aula, como programas de intercâmbio, eventos culturais e aulas de conversação de idiomas.

Essas atividades podem fornecer experiências estimulantes para os alunos, que podem aplicar o que aprenderam em situações reais, melhorando ainda mais as suas habilidades na língua inglesa.

Os eventos podem ser um ótima forma de praticar o conteúdo, ainda mais se contarem com falantes nativos. Mas, infelizmente, nem toda escola presencial de inglês consegue oferecer isso.

Open English promoção
 

Feedback imediato do professor

A presença de um professor na sala de aula permite que você receba um feedback imediato sobre a sua pronúncia, o uso correto da gramática e o uso do vocabulário. 

Os alunos recebem correções instantâneas e assim, têm a chance de aprender a partir dos próprios erros e ter suas dúvidas esclarecidas prontamente.

Vale lembrar que, alguns cursos de inglês online que têm aulas ao vivo também contam com essa facilidade. Então, não é algo exclusivo de quem estuda presencialmente.

Oportunidade de Networking

Estudar em uma escola de inglês presencial facilita o networking com outros alunos que compartilham os mesmos objetivos de aprendizado que você. E isso é ótimo para aumentar a sua rede profissional.

O ambiente da sala de aula promove a interação social e a colaboração, criando uma rede com a qual você pode praticar, trocar conhecimentos e até oportunidades de trabalho.

Um curso de inglês online que oferece aulas ao vivo também pode propiciar essa experiência. Se ele contar com alunos de outros países, então você amplia a sua rede ainda mais.

Desvantagens da escola de inglês presencial

Trânsito e tempo de deslocamento

Não tem jeito, as cidades estão cada vez mais cheias de carros e de pessoas. E essa é uma desvantagem de frequentar uma escola de inglês presencial. Especialmente nas grandes cidades, onde o tráfego é intenso.

Se você trabalha o dia todo e só tem o horário da noite para estudar, vai ter que enfrentar o horário de pico para chegar na escola. Isso se conseguir chegar na hora! Por isso, vale a pena ponderar se o estresse vale a pena.

Carga horária limitada 

Geralmente, as escolas presenciais oferecem um número limitado de horas de aula por semana, de 2 a 3 horas, mais ou menos.

Essa carga horária pode ser insuficiente para quem prefere cursos intensivos ou tem horários apertados. E isso pode retardar o seu progresso. 

Se você considerar quanto tempo dura um curso de inglês, vai perceber que, talvez precise de mais horas de estudo por semana para atingir seu objetivo. 

Falta de Flexibilidade

Assistir às aulas presenciais exige que os alunos cumpram horários em locais fixos, deixando pouco espaço para flexibilidade.

Essa rigidez pode ser um obstáculo, especialmente para quem trabalha, tem família e outros compromissos que podem acabar coincidindo com os horários da aula.

Além disso, tem a questão dos feriados, que no Brasil são muitos. Por aqui, é comum emendar feriados, e dependendo do dia que cai a sua aula, você pode ficar até 2 semanas sem pisar na escola.

Dependência da Disponibilidade do professor

Quem nunca teve que assistir um filme na escola porque o professor faltou? Tudo bem que isso é mais difícil de acontecer em uma escola de inglês presencial, mas não impossível.

Quando eu estudava em uma escola de inglês presencial, cheguei a ter 4 professores em um intervalo de 3 meses. E isso teve um impacto profundo no aprendizado da minha turma.

Ninguém queria dar aula aos sábados, mas esse era o único dia que cabia na minha agenda de mãe, esposa, redatora e estudante de inglês, até que eu comecei o meu curso de inglês online.

Outra desvantagem é que se o professor não entender as necessidades individuais dos alunos e não conseguir fornecer orientação suficiente, eles podem sofrer atrasos no aprendizado. 

Isso explica porque muita gente termina os cursos de inglês tradicionais e não se sente seguro para falar a língua inglesa com confiança.

Pouco ou nenhum contato com nativos

Na época em que meu marido estudou inglês, na década de 90, não havia essa oferta de cursos de inglês online que temos hoje. Então, a única opção era a escola de inglês presencial.

Só que, diferentemente do cenário atual, ele teve a oportunidade de estudar com um professor nativo, o que enriqueceu ainda mais o aprendizado de inglês. 

E embora a escola ofereça oportunidades de intercâmbio e eventos, a exposição à língua nativa é bastante limitada se comparada de um curso online, que você pode aprender com falantes nativos.

Nesse caso, a interação fica limitada ao contexto local, à experiência do professor e ao nível de inglês dos alunos, que nem sempre é compatível com a turma que estão.

Bom, agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de estudar em uma escola de inglês presencial, eu quero te mostrar as vantagens de estudar inglês online:

Vantagens de estudar inglês online

Como você viu, embora estudar em uma escola de inglês presencial tenha seus méritos, um curso online oferece inúmeras vantagens que vale a pena considerar:

Você economiza dinheiro 

Gasolina, passagem de ônibus, Uber, material didático, roupa pra ir pra aula. A gente sabe que tudo isso faz parte da rotina de quem decide estudar inglês de forma presencial.

Se você olhar pelo lado do investimento, ok. Não está gastando dinheiro, mas investindo na sua formação.

Mas se combinar direitinho, dá pra investir no seu aprendizado de inglês sem ter que gastar com nenhuma dessas coisas que eu citei. Como? 

Estudar inglês online elimina despesas de deslocamento, material didático, além de abrir infinitas possibilidades de escolha.

Afinal, você não vai escolher o curso por ser mais perto da sua casa, mas porque ele é o que mais se encaixa na sua rotina.

Você não perde tempo parado no trânsito

Sabe aqueles minutinhos que você fica parado no congestionamento? Ou esperando o ônibus pra ir pra aula? Você poderia estar em casa estudando.

Essa pra mim, é uma das maiores vantagens de estudar inglês online, a economia de tempoImagine, poder aprender no conforto de casa, sem se preocupar com horário, trânsito ou com que roupa você vai?

Isso não tem preço! Na verdade tem. A gente sente a economia no bolso 🤑

Você pode estudar em qualquer lugar, a qualquer hora

Tá viajando? Tá no intervalo do almoço? Tá esperando o ônibus? Com um curso online, qualquer hora é hora de aprender inglês.

É só ter acesso à internet pra acessar seu curso e fazer uma aula, uma lição ou aprender vocabulário novo com aulas de inglês grátis.

Essa acessibilidade é muito importante, porque quanto mais você tem contato com o idioma, mais rápido vai aprender a falar inglês.

Fora que, poder escolher que horas vai estudar é muito libertador. Porque eu não sei você, mas, por mais que eu me programe, vira e mexe acontece um imprevisto e os planos de ir pra aula vão por água abaixo.

E é nessa hora que você lembra como é bom estudar inglês em casa, porque eu posso facilmente fazer a aula das 21h, das 21h30, sem neura.

Pode interagir com estudantes do mundo todo

Outra vantagem dos cursos de inglês online é a oportunidade de interagir com alunos de outras nacionalidades.

Além de aprender um pouco sobre a cultura desses países, você treina o seu ouvido para entender diferentes sotaques.

Fora que você pode aprender a pronúncia correta das palavras com os professores nativos (se o seu curso tiver, é claro).

Isso, sem dúvidas, proporciona uma verdadeira imersão em inglês e vai acelerar a sua jornada de aprendizado.

Você tem mais oportunidades de aprender inglês

Se você é como eu que deixou para aprender inglês depois de velho 😂 sabe que flexibilidade é algo muito importante.

Afinal, a gente não tem mais o tempo e a disponibilidade que tinha na adolescência.

Por isso, antes de sair por aí procurando pela melhor escola de inglês online, tenha em mente que o melhor para uns pode significar o estudar com o livro X ou na escola mais famosa da cidade.

Enquanto pra você, é aquele que se encaixa na sua rotina, que você consegue se dedicar, que te mantém motivado, entende?

Você aprende no seu ritmo 

Quer saber mais uma vantagem de aprender inglês online? Você não precisa esperar o coleguinha aprender o verbo to be pra progredir no idioma.

Você faz seu ritmo, na sua velocidade, focado nos seus objetivos. Da mesma forma, você não precisa correr pra ver um conteúdo só porque a turma toda já entendeu e você não.

Cada um tem seu tempo e você não pode se comparar a um adolescente de 13 anos que pega as coisas muito rápido. 

Open English: inglês para adultos 100% online

O curso de inglês da Open English, por exemplo, tem tudo o que você precisa para aprender inglês, sem que você precise sair de casa:

  • Aulas ao vivo 24h por dia, que começam a cada meia hora e que você pode fazer quantas vezes quiser;
  • Professores nativos te ensinando a pronúncia correta das palavras e feedbacks ao fim da aula;
  • Plataforma completa com todos os recursos que você precisa para treinar listening, speaking, escrita e leitura e acompanhar a sua evolução;
  • Certificado de inglês a cada nível alcançado para você continuar motivado;
  • Metodologia exclusiva de ensino baseada no CEFR para um aprendizado de inglês efetivo;
  • Aulas particulares, se você quiser aprender inglês rápido;
  • Mais de 500h de conteúdo preparatório para testes de proficiência em inglês incluídos no valor do seu curso;
  • E ainda, lições de inglês instrumental, como inglês para negócios, inglês para turismo e de mais 13 áreas profissionais diferentes para você se destacar na carreira!

Como escolher uma escola de inglês?

Como você viu, escolher entre uma escola de inglês presencial e um curso de inglês online depende de vários fatores.

E essa decisão deve ser baseada no que funciona pra você, na sua rotina, no seu estilo de aprendizagem e no tempo que você tem para se dedicar aos estudos. 

Eu, por exemplo, adoro uma interação e acho que o curso online não perde em nada comparado à sala de aula, por conta das aulas ao vivo. E como eu faço aulas de inglês com nativos, minha pronúncia melhorou muito!

Mas, se no fim das contas, você achar que a escola de inglês presencial é o melhor caminho pra você, tudo bem! O importante é se manter focado no seu objetivo de falar inglês 👍🏻

E se você quiser algumas dicas de escolas de inglês presenciais, nós separamos algumas para você. Confere só:

Escola de inglês em BH

Para os mineiros que estão procurando um curso de inglês em BH, selecionamos estas dicas de escola de inglês presencial em BH com avaliação:

  • Inglês Oxford Pampulha – 5.0⭐
  • Rock it English – 5.0⭐
  • InFlux – 4.7⭐

Escola de inglês em Campinas

Já se você é de São Paulo e quer conhecer um bom curso de inglês em Campinas, se liga nessa seleção: 

  • Newcastle idiomas 5.0⭐
  • Excellent Global Languages 5.0⭐
  • AIC Idiomas 5.0⭐

Escola de inglês em Curitiba

Para os curitibanos de plantão que ainda preferem enfrentar o frio para aprender inglês presencialmente, recomendamos estas escolas de inglês:

  • Talken Água Verde 4.7⭐
  • Bigme Idiomas 4.9⭐
  • Phil Young’s Escola de Inglês 4.8⭐

Lembrando que você pode fazer um curso de inglês em Curitiba no conforto de casa 🤩

Escola de inglês em Guarulhos

Alô guarulhenses! Procurando um bom curso de inglês em Guarulhos? Confira as nossas dicas:

  • British Language Center 5.0⭐
  • Free Up idiomas 4.7⭐
  • Bless You English School 5.0⭐

Escola de inglês em Manaus

Para o pessoal de Manaus que prefere estudar inglês presencialmente, sugerimos estas escolas de inglês:

  • Mackinley School Of English – 4.9⭐
  • Get it Manaus – 4.8 ⭐
  • ICBEU – Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – 4.7⭐

Não esquecendo que o melhor curso de inglês em Manaus é aquele que atende às suas necessidades 👌🏻

Escola de inglês em Salvador

Se você está na capital baiana, vai encontrar escolas de inglês espalhadas por toda a cidade. Mas se você procura um bom curso de inglês em Salvador, estas escolas são as mais bem avaliadas:

  • Talk and chalk Idiomas – 5.0⭐
  • Bluebird Idiomas – 5.0⭐
  • Minds Idiomas – 4.7⭐

Escola de inglês em Santos

Para o pessoal da Baixada Santista que procura uma boa opção de curso de inglês em Santos, veja estas recomendações:

  • Tower Hill Idiomas – 5.0⭐
  • KNN Idiomas Santos – 4.9⭐
  • The House English Center – 5.0⭐

Qual a melhor escola de inglês?

Para finalizar, a melhor escola de inglês é aquela que se adapta à sua rotina e não o contrário. E isso significa oferecer todas as possibilidades para você ter um aprendizado contínuo, sem te limitar, como:

  • Aulas ilimitadas, para você fazer sempre que quiser ou a hora que der 🤷🏻‍♀️
  • Ferramentas que te ajudem a desenvolver as quatro habilidades da língua inglesa: fala, compreensão, escrita e leitura;
  • Um método efetivo de ensino, que te prepara para avançar de nível com confiança;
  • E um cronograma para estudar inglês baseado nas suas necessidades, não no que o João, a Maria, o Antônio tem que aprender até o final do semestre pra passar de nível. Did you get it? 

Espero que essas experiências pessoais tenham ajudado e que você possa escolher uma boa escola de inglês online ou presencial para alcançar o seu objetivo de ser fluente 😉

E se precisar de ajuda, conte com a Open English para chegar lá! Clique no botão abaixo e venha aprender inglês com flexibilidade e por um preço que cabe no seu bolso!

Quero saber mais


Deixe seu comentario

Você não precisa se registrar





Salve meus dados no site, para a próxima vez que eu comentar.

Conheça o curso
Open English promoção