modal verbs

Modal Verbs: quais são, como usar e exemplos [2024]


11 minutos leitura

Você já ouviu falar dos famosos modal verbs?

Modal verbs são verbos auxiliares que nos ajudam a expressar coisas como habilidade, permissão, necessidade, além de expressar o nível de certeza que temos sobre algo em inglês.

Eles são super úteis porque permitem que a gente comunique nossas ideias com mais clareza e precisão em várias situações.

Parece complicado? Relaxa, vamos desvendar isso juntos de uma forma bem simples e clara. Então, preparado para entender melhor como os verbos modais em inglês funcionam? Vem comigo!

curso de ingles online

O que são modal verbs?

Os “modal verbs” são verbos auxiliares em inglês que usamos para expressar habilidade, permissão, possibilidade, obrigação ou necessidade. Eles são como ferramentas que nos ajudam a dizer se algo é possível, se temos permissão para fazer, ou até se é algo necessário.

Por exemplo, I can swim well. (Eu posso nadar muito bem). You may leave later. (Você pode sair mais tarde) e I must study for the test. (Eu devo estudar para o teste). Esses verbos são bem úteis para deixar as coisas mais claras quando falamos ou escrevemos em inglês.  

teste de inglês online

Quais são os Modal Verbs?

  1. Can
  2. Could
  3. May
  4. Might
  5. Must
  6. Should
  7. Shall
  8. Will
  9. Would

Agora, vamos conhecer os modal verbs em inglês mais a fundo, entender quando usar cada um deles e conferir exemplos de frases com modal verbs negativas, frases interrogativas e afirmativas. Vamos lá! 

1. Can

“Can” significa “poder” ou “ser capaz” em inglês e é usado para falar sobre as habilidades ou capacidades de alguém no presente. Com “can”, você pode dizer tanto o que consegue fazer quanto o que não consegue, e também fazer perguntas sobre isso.

Exemplos:

  • I can speak English fluently. (Eu posso falar inglês fluentemente.)
  • She can’t drive a car. (Ela não pode dirigir um carro.)
  • Can you swim? (Você pode nadar?)

Quando usar “can”?

Você pode usar “can” em conversas cotidianas, tanto com amigos quanto com colegas de trabalho. É uma forma educada de manter um diálogo em inglês, mesmo sendo mais informal. Então, se precisar falar sobre suas habilidades linguísticas, esportivas ou práticas, como cozinhar ou dirigir, o “can” é seu aliado!

Curso de inglês grátis por 24h

2. Could

“Could” é uma forma do verbo “can” no passado e também é usado para expressar habilidade, possibilidade, permissão ou fazer pedidos de maneira respeitosa.

Exemplos:

  • I could swim when I was younger. (Eu podia nadar quando era mais jovem.)
  • Could you lend me your pen, please? (Você poderia me emprestar sua caneta, por favor?)
  • I could have helped you with the project if you had called me. (Eu poderia ter te ajudado com o projeto se você tivesse me chamado.)

Quando usar “could”?

Você pode usar “could” para falar sobre habilidades passadas, fazer pedidos de forma mais polida ou expressar possibilidade no passado. 

Open English promoção

3. May

“May” é usado para pedir permissão ou falar de possibilidades em inglês de um jeito mais formal. 💼. Com ele, você pode pedir algo educadamente ou sugerir que algo pode acontecer, mas não é certo.

Exemplos:

  • He may come to the party. (Ele pode vir à festa.)
  • She may not arrive on time. (Ela pode não chegar a tempo.)
  • May I open the window? (Posso abrir a janela?)

Quando usar “may”?

Use “may” quando quiser ser cortês ao pedir algo, principalmente em situações mais formais. Também é perfeito para expressar possibilidades, seja em conversas sobre o clima, planos futuros ou ao dar palpites sobre resultados incertos.

Might

“Might” é um verbo modal em inglês usado para expressar possibilidade, mas com um grau de incerteza maior que o “may”. É como se você estivesse considerando algo que poderia acontecer, mas não está muito certo disso.

Exemplos:

  • He might go to the concert. (Ele pode ir ao concerto.)
  • She might not be home yet. (Ela pode ainda não estar em casa.)
  • Might I ask a question? (Posso fazer uma pergunta?)

Quando usar “might”?

“Might” é ideal para situações em que você quer falar sobre algo que é possível, mas não quer se comprometer totalmente com essa possibilidade.

Sabe quando alguém te convida pra uma festa e você não sabe se vai querer ir ou se prefere tirar aquela soneca? Hora de usar might! 🤣

Por isso, use-o para fazer suposições educadas ou para perguntar sobre algo de maneira muito educada e formal.

Must

“Must” é um verbo modal em inglês que pode indicar dedução, necessidade, obrigação ou proibição.

Exemplos:

  • Dedução: The ground is wet. It must have rained earlier. (O chão está molhado. Deve ter chovido mais cedo.)
  • Necessidade: I must buy some groceries before going home. (Eu preciso comprar alguns mantimentos antes de ir para casa.)
  • Obrigação: Students must complete their homework on time. (Os alunos devem fazer a lição de casa a tempo.)
  • Proibição: You must not smoke in this area. (Você não pode fumar nesta área.)

Quando usar “must”?

Use “must” quando quiser transmitir uma obrigação forte ou uma necessidade urgente, mas também deduzir coisas e até falar de coisas que não podem ser feitas.

O uso do must é comum em regras de segurança, em instruções claras ou para expressar a importância de algo que precisa ser feito. Mas também pode ser usado em perguntas para pedir confirmação sobre uma obrigação. Por exemplo: Must I attend the meeting? (Eu devo participar da reunião?)

Should

“Should” é um verbo modal que usado para fazer uma sugestão, dar conselhos em inglês ou pedir ou pedir opinião sobre algum assunto.. É usado para expressar o que é considerado apropriado, sensato ou desejável fazer em determinada situação.

Exemplos:

  • You should eat more vegetables for a balanced diet. (Você deveria comer mais vegetais para uma dieta equilibrada.)
  • We should leave early to avoid traffic. (Nós deveríamos sair cedo para evitar o trânsito.)
  • Should I call the doctor? (Deveria ligar para o médico?)

Quando usar “should”?

Use “should” para oferecer conselhos, sugestões ou recomendações sobre o que é melhor fazer em uma determinada situação.

É uma maneira educada de expressar opiniões sobre o que seria sensato ou apropriado fazer. Também pode ser usado em perguntas para pedir conselhos ou para buscar orientação sobre uma decisão.

A diferença entre should e must é que should tem um tom mais leve de sugestão, enquanto must expressa dever e obrigação. 🤓

Shall

“Shall” é um verbo modal que pode ser usado para expressar propostas, sugestões, promessas ou planos futuros. É mais usado no inglês britânico e em contextos formais ou em linguagem mais arcaica.

Exemplos:

  • Shall we go for a walk in the park? (Vamos dar um passeio no parque?)
  • I shall do my best to help you. (Farei o meu melhor para ajudar você.)
  • Shall we meet at 3pm? (Vamos nos encontrar às 15 horas?)

Quando usar “shall”?

Shall” é usado principalmente em contextos mais formais ou literários, especialmente em inglês britânico.

Pode ser usado para fazer convites, oferecer sugestões ou fazer promessas. Também é comum em linguagem jurídica ou em documentos oficiais.

Will

“Will” é um verbo modal usado para expressar ações futuras, promessas, decisões espontâneas ou previsões sobre o futuro.

Exemplos:

  • I will start learning English next month. (Eu vou começar a aprender inglês no próximo mês.) 👀
  • She will help you with your project. (Ela vai te ajudar com o seu projeto.)
  • Will you come to the party tomorrow? (Você vai vir à festa amanhã?)

Quando usar “will”?

“Will” é utilizado para falar sobre ações ou eventos que ocorrerão no futuro, decisões tomadas no momento da fala, promessas de fazer algo e previsões sobre o que pode acontecer.

Would

“Would” é um verbo modal usado para expressar situações hipotéticas (situações imagináveis), desejos, pedidos educados e sugestões em inglês.

Exemplos:

  • I would travel the world if I had the opportunity. (Eu viajaria pelo mundo se tivesse a oportunidade.)
  • Would you pass me the salt, please? (Você poderia me passar o sal, por favor?)
  • She said she would help us with the project. (Ela disse que nos ajudaria com o projeto.)

Quando usar “would”?

“Would” é usado para falar sobre situações irreais ou imaginárias, fazer pedidos de maneira educada, expressar desejos ou oferecer sugestões. É uma forma bastante flexível e educada de se comunicar em inglês.

Dicas de inglês: Modal Verbs Regras

Para resumir, use os modal verbs dessa forma:

  • 100% certeza: Quando temos certeza se algo é verdade no presente, não usamos modal verbs, mas sim o verbo to be. Exemplo: She is sick (Ela está doente). Se estiver falando sobre algo que é 100% certo no futuro, usamos o verbo modal “will”: She will travel to Japan next year. (Ela vai viajar para o Japão no próximo ano.) 👍
  • 95% certeza: Quando temos um alto grau de certeza, em torno de 95%, usamos “must”. Exemplo: She must be sick (Ela deve estar doente) 👍
  • 50% certeza ou menos: Quando não temos certeza se algo é verdade, mas suspeitamos que sim ou que há uma possibilidade para isso, usamos  “may”, “might” ou “could”. Exemplo: She may be sick/She might be sick/She could be sick (Ela pode estar doente) 👍

So far so good? Bora testar seus conhecimentos, então! Hora de praticar 🤭

Modal Verbs exercícios 📝

1. Transforme as seguintes frases em inglês para incluir um modal verb apropriado:

a) “I go to the gym every day.” → “I ___ go to the gym every day.”

b) “She finished her work early.” → “She ___ finish her work early.”

c) “We took a taxi to the airport.” → “We ___ take a taxi to the airport.”

2. Indique se as seguintes frases estão corretas ou incorretas. Se estiverem incorretas, corrija-as:

a) “You should to study for the test.” → Correção: _

b) “He might leave the party early.” → Correção: _

c) “She cans speak French fluently.” → Correção: _

3. Escolha a opção que corretamente completa a frase com o modal verb adequado:

a)”___ you help me with this problem?” a) May b) Can c) Should

b) “They ___ not arrive on time for the meeting.” a) will b) might c) must

c) “He ___ finish his work before he leaves.” a) will b) must c) might

4. Com base nas palavras dadas, forme frases usando modal verbs:

a) (I / study / for the exam) Resposta: ___

b) (she / not / want / go / to the party) Resposta: ___

c) (we / take / a break / after lunch) Resposta: ___

5. Transforme as seguintes afirmações em perguntas utilizando modal verbs:

a) “She has finished her project.” → “___ she finish her project?”

b) “You can speak Spanish fluently.” → “___ you speak Spanish fluently?”

c) “They will arrive on time for the meeting.” → “___ they arrive on time for the meeting?”

As respostas, você confere no final do artigo 😉

E aí, quantas será que você acertou? Espero que você tenha aprendido muito mais sobre modal verbs depois desse conteúdo! Mas ó, não fique só na teoria! A melhor forma de aprender inglês é praticar um pouquinho todos os dias!

E por falar em praticar, a Open English tem o método perfeito para aprender inglês online: aulas ao vivo, lições e exercícios ilimitados para praticar e professores nativos, tudo no conforto de casa! 💙

Open English: Aulas de inglês com nativos 24h por dia 

Na Open English, você tem aulas em grupo ao vivo com professores nativos começando a cada 30 minutos, 24h por dia. E detalhe, você pode fazer quantas aulas quiser por dia!

São aulas de gramática e práticas de conversação sobre temas do cotidiano para aprender as regras gramaticais de um jeito muito simples e sem dor de cabeça!

Nosso curso de inglês é 100% online e você pode se conectar à nossa plataforma sempre que quiser, inclusive nos fins de semana 💙

Aprender inglês parece um desafio para você? Fique tranquilo! Nosso método de ensino já ajudou mais de 2 milhões de pessoas a falar inglês com confiança e agora é a sua vez!

Não importa o seu nível de inglês! Aqui você aprende a língua inglesa do zero, no seu ritmo e nos horários que mais se adequam à sua rotina:

  • Aulas de inglês online ao vivo em grupos reduzidos todos os dias
  • Professores nativos americanos, britânicos e até sul-africanos para aprender diversos sotaques
  • Plataforma completa com lições, exercícios e muita atividade prática
  • Dicionário, ferramenta de escrita, guia gramatical e assistente de pronúncia
  • Inglês instrumental para aprender as expressões mais comuns na sua área profissional e mais!

Está esperando o que para começar? Você pode ser bilíngue em casa 🏠

Preencha o formulário aqui ao lado e confira as promoções do mês! 💰 Vem!

Respostas Exercícios de Modal Verbs

  1. Transforme as seguintes frases para incluir um modal verb apropriado:
  2. a) “I can go to the gym every day.”
  3. b) “She could finish her work early.”
  4. c) “We might take a taxi to the airport.”
  5. Indique se as seguintes frases estão corretas ou incorretas. Se estiverem incorretas, corrija-as:
  6. a) “You should study for the test.”
  7. b) “He might leave the party early.”
  8. c) “She can speak French fluently.”
  9. Escolha a opção que corretamente completa a frase com o modal verb adequado:
  10. a) Resposta: a) May
  11. b) Resposta: b) might
  12. c) Resposta: b) must
  13. Com base nas palavras dadas, forme frases usando modal verbs:
  14. a) “I must study for the exam.”
  15. b) “She might not want to go to the party.”
  16. c) “We can take a break after lunch.”
  17. Transforme as seguintes afirmações em perguntas utilizando modal verbs:
  18. a) “Did she finish her project?”
  19. b) “Can you speak Spanish fluently?”
  20. c) “Will they arrive on time for the meeting?”

Conheça o curso
Promoção Open English Junior
Open English promoção