Time is Money! Expressões em inglês sobre tempo e dinheiro

time is money

Time is Money! Expressões em inglês sobre tempo e dinheiro

Tiempo de lectura: 5 minutos

Em um mundo onde estamos a toda hora multitasking (ou, em bom português, fazendo milhões de coisas ao mesmo tempo), a frase “Time is Money” (“tempo é dinheiro”) já virou o mantra da vida moderna. 

Escutamos desde sempre que “tempo é dinheiro”, mas hoje, no ritmo em que vivemos, onde as 24 horas não são suficientes para darmos conta de todos os nossos afazeres e compromissos, entendemos perfeitamente porque o tempo é tão precioso e vale mais do que ouro.

Na nossa aula de hoje o assunto é o tempo e dinheiro em inglês, ou, melhor, o mundo das expressões sobre tempo e dinheiro em inglês! Vamos lá? 

Onde surgiu e o que significa “time is money”?

Que a tradução de time is money é “tempo é dinheiro”, você sabe, mas, afinal, de onde surgiu essa expressão e o que ela quer dizer?

A origem da expressão “time is money”

Respondendo à primeira pergunta, a frase começou a ganhar popularidade no distante século 18! Ela apareceu em um ensaio chamado “Advice to a Young Tradesman” (Conselhos para um jovem comerciante, em tradução livre). 

O ensaio fazia parte de um livro chamado “The American Instructor: or Young Man’s Best Companion” (O instrutor americano: ou a melhor companhia de um jovem, tradução nossa) e foi escrito por ninguém mais, ninguém menos, que Benjamin Franklin (sim, aquele!).

No ensaio, Franklin escreve: “Remember that time is money” (Lembre-se que tempo é dinheiro). 

O significado da expressão “time is money”

“Time is money” é o que chamamos de aforismo. Um aforismo é um texto que busca, sempre de maneira breve, trazer uma ideia mais ampla, um ensinamento que abrange várias dimensões da vida prática e da moral. Bonito isso, não é?

Embora seja bastante usada no sentido de “não perca tempo, tempo é dinheiro”, podemos interpretar que “time is money”, na verdade, incentiva a gente a pensar em perder tempo da mesma maneira que pensamos em perder dinheiro. E ninguém gosta de perder dinheiro, certo?

Essa é a ideia. O tempo é um recurso limitado que temos na nossa vida e, por isso, nada mais justo do que sermos rigorosos com o que fazemos com ele, como o gastamos e o que fazemos para tirar o melhor proveito dele — assim como com dinheiro. 

As expressões sobre tempo em inglês 🕞

Que tempo e dinheiro são dois fatores importantíssimos e presentes na vida moderna não existe dúvida, e é claro que isso é refletido na linguagem do dia a dia, onde podemos encontrar várias expressões com tempo e dinheiro sendo usadas pelos falantes nativos de inglês. 

Vamos aprender algumas? Começamos com expressões sobre tempo.

To save time – poupar tempo.

“Alice saves time by driving instead of walking”. (Alice salva tempo indo para o trabalho de carro em vez de ir caminhando).

To make time – arrumar/arranjar um tempo.

“I can make time to eat lunch with you on Tuesday”. (Eu consigo arrumar tempo para almoçar com você na quinta-feira).

To take time – levar/demandar/requerer tempo.

“This homework is going to take time. You can’t finish it in one night”. (Essa lição de casa vai levar tempo. Você não vai conseguir terminá-la em uma noite).

To spend time – passar um tempo fazendo algo ou em companhia de alguém.

“Erin and Craig spend time with their grandma every Sunday”. (Erin e Craig passam um tempo com a avó todo domingo).

To waste time – perder tempo.

“I’m very busy. Please don’t waste my time”. (Estou muito ocupado. Por favor não perca meu tempo).

Spare time/Free time – o tempo que você tem para fazer o que quiser.

“I love to have long walks in my spare time”. (Eu amo fazer longas caminhadas no meu tempo livre).

Time heals all wounds– o tempo cura todas feridas.

“You know, time heals all wounds. I’ll be fine in a few weeks”. (Você sabe, o tempo cura todas as feridas. Eu vou estar bem em algumas semanas).

As time goes by – Conforme o tempo passa, para dar a ideia de mudança causada pelo tempo.

“And when two lovers woo

They still say “I love you”

On that you can rely

No matter what the future brings

As time goes by”

(E quando dois namorados se cortejam

E continuam dizendo “eu te amo”

Nisso você pode confiar

Não importa o que o futuro traga

Enquanto o tempo passa).

As expressões sobre dinheiro em inglês 💰

Now let’s talk about money! Vamos à nossa lista de expressões que vão dar um super up no seu vocabulário sobre dinheiro em inglês!

Money to burn – ter dinheiro sobrando para gastar.

“Yesterday was my payday! This weekend I have money to burn”. (Ontem foi meu dia de pagamento! Esse final de semana tenho dinheiro para queimar).

Break the bank – algo caro demais para ser comprado sem comprometer as finanças.

“If I buy this ring this month I’ll break the bank”. (Se eu comprar esse anel esse mês vou quebrar o banco).

Easy money – uma forma teoricamente fácil de ganhar dinheiro.

“Hey! Don’t talk like that! My job isn’t easy money!”. (Ei, não fale assim! Meu trabalho não é dinheiro fácil).

Money doesn’t grow on trees – famoso “dinheiro não cresce em árvore”, também usado em português.

Put your money where your mouth is? – expressão idiomática que traduzida literalmente seria “coloque seu dinheiro onde sua boca está”, significando provar suas palavras com suas ações.

Money Talks – literalmente “dinheiro fala”, muito usado em situações em que o dinheiro se sobrepõe à moral.

“He said that he would never work for them, but you know how it is: money talks”. (Ele disse que jamais trabalharia para eles, mas, você sabe como é, o dinheiro fala.

To see the color of the money – literalmente “ver a cor do dinheiro”, usado para indicar que você quer ter certeza de que um pagamento será feito.

“I won’t send him anything until I see the color of the money”. (Eu não vou enviar nada para ele até que eu veja a cor do dinheiro).

Esperamos que você tenha gostado de aprender um pouco mais sobre a expressão “time is money” e outras expressões sobre tempo e dinheiro em inglês tanto quanto gostamos de compartilhá-las com você! 

E falando em tempo e dinheiro… Está esperando o que para dar o próximo e começar suas aulas de inglês? Seja qual for o caso, nós da Open English temos uma dica de leitura para você! Confira os artigos abaixo!

Quanto custa um curso de inglês, afinal?

Quanto tempo dura um curso de inglês completo?