jogos para aprender inglĂȘs

Play the game! 5 jogos para pais e filhos aprenderem inglĂȘs juntos đŸ•č


4 minutos leitura

O amor das crianças e adolescentes por jogos de videogame  jå foi muito motivo de dor de cabeças para pais e mães ao redor do mundo, naturalmente preocupados com o tempo de tela dos pequenos, mas aquela velha måxima também vale para os games: tudo em excesso faz mal. Com acompanhamento e limites os jogos eletrÎnicos podem ser parceiros, com efeitos positivos sobre a cognição, memória e, é claro, aprendizado de idiomas.

Todos nĂłs somos muito mais aptos a aprender quando estamos fazendo algo que gostamos, e nĂŁo Ă© diferente quando falamos de jogos para aprender inglĂȘs! AlĂ©m disso, assim como tantas outras atividades, pode se tornar uma oportunidade para criar mais momentos de socialização e convĂ­vio entre pais e filhos

Como os jogos podem ajudar a aprender inglĂȘs

Se vocĂȘ, pai ou mĂŁe, teve sua fase de gamer na infĂąncia e adolescĂȘncia, provavelmente experimentou a situação de querer entender um diĂĄlogo em um jogo e, talvez, faltar o inglĂȘs, nĂŁo Ă©? E, se vocĂȘ nĂŁo era dos games, talvez tenha passado isso com sua mĂșsica favorita.

Jogos que contam com histórias, desenvolvimento de personagens e diålogos são, por si só, uma ótima maneira de estimular na criança a vontade de aprender um novo idioma!

Ah! É claro que o cuidado com o conteĂșdo dos jogos e buscar jogos que se adequem Ă  faixa etĂĄria da criança Ă© super importante e nĂŁo pode ser deixado de lado. EntĂŁo, continue a leitura e confira nossas dicas.

5 jogos para aprender inglĂȘs

Influent

Neste jogo, vocĂȘ explora ambientes em que tudo Ă© clicĂĄvel e, a cada click, vocĂȘ recebe informaçÔes. O jogo tambĂ©m conta com a pronĂșncia das palavras e coloca Ă  prova do jogador sua memĂłria e velocidade.

O jogo estĂĄ disponĂ­vel Steam e conta, ainda, com uma grande diversidade de idiomas alĂ©m do inglĂȘs.

Pokémon

Sucesso jĂĄ hĂĄ dĂ©cadas, os jogos principais de PokĂ©mon sĂŁo Ăłtimos para estimular o aprendizado do inglĂȘs. Isso se deve muito a seu gĂȘnero, o RPG (role-playing game). Os jogos de RPG sĂŁo, normalmente, recheados de diĂĄlogos e caixas de texto e desafiam o jogador a entender essas interaçÔes para seguir avançando na histĂłria.

Os Ășltimos RPGs lançados da sĂ©rie PokĂ©mon sĂŁo PokĂ©mon Brilliant Diamond e Shining Pearl e disponĂ­veis exclusivamente para Nintendo Switch.

National Geographic Kids

A famosa rede de TV fechada oferece gratuitamente um portal incrĂ­vel com uma coleção de jogos pensados para o aprendizado dos pequenos. Tem quebra-cabeças, quizzes e jogos de ação e aventura. Tudo incentivando a curiosidade das crianças sobre o reino animal, astronomia e muitos outros temas. De quebra, o jogo Ă© Ăłtimo para o desenvolvimento do vocabulĂĄrio em inglĂȘs.

DisponĂ­vel gratuitamente pelo link.

Rayman Legends

Rayman Legends Ă© um jogo de plataforma que pode ser jogado por atĂ© quatro pessoas simultaneamente e, definitivamente, Ă© mais divertido em companhia. No jogo, vocĂȘ deve ajudar Rayman e seus amigos a atravessarem um bosque encantado. É diversĂŁo garantida, nĂŁo tem erro!

Raymand Legends estå disponível em uma série de consoles, além de poder ser adquirido na versão para computador pela Steam e, também, pelo serviço de jogos em nuvem da Google.

Scrabble

Esta Ă© a versĂŁo digital do jogo de um jogo de palavras bastante popular nos paĂ­ses de lĂ­ngua inglesa. A ideia aqui Ă© ir formando palavras com as letras oferecidas e as posiçÔes dadas no tabuleiro. Um pouco menos lĂșdico, Scrabble Ă© um bom desafio de vocabulĂĄrio para crianças maiores, adolescentes e atĂ© adultos.

Scrabble estĂĄ disponĂ­vel para Android e iOS nas respectivas lojinhas de apps.

Play! Matricule-se na Open English Junior

đŸ’„BonusđŸ’„ Dicas para praticar o inglĂȘs com jogos

  • Escolha jogos que realmente goste! Se nĂŁo estĂĄ divertido, vĂĄ para outro!
  • Procure sempre equilibrar o que o jogo exige com o nĂ­vel de conhecimento do seu filho ou filha. Um jogo que exija um conhecimento muito alĂ©m do que a criança tem naquele momento pode fazer do que deveria ser divertido, uma experiĂȘncia frustrante.
  • Se seu filho ou filha jĂĄ passa parte do seu tempo livre (especialistas recomendam nunca mais que 2 horas por dia), incentive-o a trocar o idioma para inglĂȘs com legendas em inglĂȘs — mesmo que portuguĂȘs seja uma opção no jogo.
  • Incentive, tambĂ©m, que seu filho ou filha tome notas de palavras e expressĂ”es que nĂŁo conseguiu entender e/ou tenha o hĂĄbito de pausar o jogo e procurar pelo significado dessas palavras.

Enfim, sabemos que sĂŁo muitas as Ăłtimas opçÔes de bons jogos para aprender inglĂȘs e estĂŁo aĂ­ para todos os gostos e idades. Com responsabilidade e limites, jogos nĂŁo precisam ser um inimigo, mas sim um aliado no desenvolvimento da memĂłria, habilidades motoras, aprendizado de um novo idioma e construção de momentos entre pais e filho!

Ah! E antes de zerarmos o game por aqui, fica a lembrança de que na Open English Junior toda a experiĂȘncia de aprendizado Ă© repleta de jogos online! Estes acompanham a progressĂŁo do seu pequeno e pequena e foram pensados especialmente para que crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos desenvolvam o domĂ­nio da gramĂĄtica e pronĂșncia da lĂ­ngua inglesa enquanto se divertem!


Deixe seu comentario

VocĂȘ nĂŁo precisa se registrar





Salve meus dados no site, para a prĂłxima vez que eu comentar.