CEFR: descubra o que é e teste seu nível de inglês!

cefr levels

CEFR: descubra o que é e teste seu nível de inglês!

Tiempo de lectura: 4 minutos

Sem suspense, vamos direto ao ponto. 😂

CEFR = Common European Framework of Reference for Languages. Em português, “Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas”.

“Mas… o que isso significa na prática e o que tem a ver com meu nível de inglês?”

Nós te contaremos com detalhes! Happy reading. Recomendamos que você leia até o final pra descobrir qual é o seu nível de inglês (DE GRAÇA). Ah, e o resultado sai na hora. ✌️

O que é o CEFR?

Você já aprendeu a sigla, agora vamos entender o significado e para que ele serve: 

➡️ O CEFR é um parâmetro internacional que descreve de forma clara e objetiva o grau de conhecimento de uma pessoa em determinado idioma e quais são suas habilidades na língua.

Simplificando: ele especifica o que o estudante consegue fazer no mundo real, como descrever lugares ou falar sobre seus hábitos.

Ele serve também como uma base para elaboração de métodos de ensino, materiais didáticos e define níveis de proficiência pra medir o progresso dos alunos no processo de aprendizado.

Isso é muuuito útil, porque ao invés de falar que você tem um inglês básico ou intermediário, por exemplo, baseando-se no CEFR é possível substituir essa métrica subjetiva por um parâmetro real e reconhecido. ✅

Então, fica a dica: na sua próxima entrevista de emprego em inglês, seja específico e informe se o seu nível é A1, A2, B1, B2, C1 ou C2 (vamos falar mais sobre eles, keep going 👇).

Excited Season 2 GIF by The Office

Resumindo, alguns dos principais objetivos do CEFR são:

  • Estabelecer metas de aprendizagem e ensino de um idioma.
  • Desenvolver material didático.
  • Melhorar a qualidade e o sucesso na aprendizagem, ensino e avaliação.
  • Facilitar a transparência nos testes e certificações.

Como é dividido o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR)

O CEFR divide os níveis de proficiência em língua estrangeira em seis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

No nível A estão os iniciantes, que compreendem o idioma de maneira básica e com uma comunicação mais simples. 

No nível B estão os usuários que conhecem um pouco mais a língua e conseguem se comunicar de forma coerente dependendo do 

tema. Aqui, os estudantes já estão familiarizados com as regras do idioma e apresentam certa independência. 

No nível C, é alcançada a tão sonhada fluência. Ele representa a habilidade de entender textos e assuntos complexos e falar de maneira espontânea, sem muitos esforços.

O curso de inglês online da Open English é baseado no CEFR, já que essa é uma metodologia reconhecida pela comunidade educativa internacional. Portanto, nossos níveis representam:

cefr levels

A1

Capacidade de reconhecer e usar expressões familiares, frases comuns e básicas (apresentação pessoal e perguntas simples).

A2

Compreensão de temas como família, amigos, trabalho e expressões cotidianas. Capacidade de comunicação simples sobre assuntos rotineiros, como clima e esportes.

B1

Capacidade de compreender o inglês simples e claro, seja falado ou escrito. Desenvolvimento de discussão sobre tópicos como trabalho, hobbies, opiniões, sentimentos e planos.

B2

Compreensão de textos e discursos mais complexos sobre assuntos familiares ou abstratos. Entendimento de falantes nativos em inglês com pouquíssima dificuldade e comunicação clara de opiniões e convicções.

C1

Habilidade de compreender conceitos implícitos ao ler e ouvir, e facilidade de entender as entrelinhas dos assuntos. Capacidade de usar o inglês apropriadamente em todas as situações sociais.

C2

Capacidade de ler e entender inglês sem dificuldades, com compreensão de estruturas complexas e nuances sutis em conversas e textos.

Como descobrir seu nível de inglês nos níveis do CEFR? 

Agora que você já conhece o significado do resultado de cada nível, é hora de descobrir o seu. 😎 Lembrando que não dá pra saber o nível de maneira precisa fazendo qualquer teste na internet, hem!?

Kenan Thompson Reaction GIF

Faça um teste confiável e baseado no CEFR, como o da Open English. ✨

Ele apresenta perguntas e atividades interativas, que avaliam sua compreensão do inglês escrito e falado. Além do mais, é 100% GRATUITO, leva entre 15 e 30 minutinhos e você fica sabendo o resultado na hora! 

DESCUBRA SEU NÍVEL DE INGLÊS

Como comprovar a fluência em inglês?

Se você já fez o teste e tem um nível de inglês avançado, essa dúvida pode surgir: “como comprovar que sou fluente?” 🤔

A resposta é — depende do seu objetivo 😅. Se você quer aplicar para uma vaga de emprego no exterior ou para entrar em uma universidade, por exemplo, é preciso verificar qual é a certificação aceita. 

Os testes de proficiência mais reconhecidos e aceitos em nível internacional são o TOEFL, TOEIC e IELTS. Eles avaliam o inglês como língua estrangeira e as habilidades de speaking, listening, reading e writing.

Para se preparar pra esses exames, a Open English possui o International Test Prep, um portal gratuito para alunos onde é possível treinar habilidades específicas, ter feedback imediato dos professores e cronometrar o tempo médio de resposta.

QUERO DESCOBRIR MEU NÍVEL DE INGLÊS CEFR GRÁTIS

Pronto. Você já tem todas as informações que precisa para dar o 1º passo. 

Vem ser bilíngue e aproveitar um mundo novo de possibilidades! 🌏