Você conhece os países que falam inglês? Confira!

paises que falam ingles

Você conhece os países que falam inglês? Confira!

Tiempo de lectura: 5 minutos

“If you talk to a man in a language he understands, that goes to his head. If you talk to him in his own language, that goes to his heart.”

 

“Se você fala com um homem em um idioma que ele entende, isso entra na cabeça dele; se você fala com ele em sua própria língua, isso atinge o seu coração.”

A frase acima, creditada a Nelson Mandela, é uma das mais populares e belas sobre os porquês de aprender um novo idioma. Ainda que exista controvérsia sobre se Nelson Mandela realmente disse isso (e vale a pena ler mais sobre, em inglês, aqui), vamos ficar com a mensagem. 

Falar um novo idioma não é apenas sobre comunicação, mas também sobre conseguir realmente se conectar com aquele grupo de falantes nativos. E hoje vamos falar dos países que falam inglês!

Quantos países falam inglês

Depende do critério! Se considerarmos apenas países em que a maioria da população fala inglês como língua nativa, são 19 nações ao redor do globo. Se também somarmos os demais países em que o inglês tem status de idioma oficial, chegamos a uma lista de 25!

Essas pequenas diferenças acontecem porque alguns países não têm o inglês como idioma oficial, ainda que seja majoritário, enquanto outros têm o inglês como idioma oficial, mas ele não é o mais comum como primeira língua.

Conheça alguns dos países que falam inglês

Estados Unidos da América 🇺🇸

países que falam inglês:, nova york, eua

Esse você já sabia, mas talvez não saiba que os EUA não têm uma língua oficial em sua constituição! De toda forma, é o país com o maior número de falantes nativos de língua inglesa, somando aproximadamente 238 milhões de pessoas!

Dos parques da Disney World à costa da Califórnia e às icônicas avenidas de Nova York, os EUA exercem forte influência em todo o mundo com sua cultura e economia e, claro, é o primeiro país que fala inglês da nossa lista.

Reino Unido 🇬🇧

países que falam inglês: reino unido, londres

Castelos, cabines telefônicas vermelhas, ônibus de dois andares, Harry Potter, Beatles e muito mais! Falando em nações que exercem forte influência no imaginário popular, temos o Reino Unido. O UK é, na verdade, uma nação formada por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Em todas as quatro o inglês é o primeiro idioma majoritário.

Irlanda 🇮🇪

países que falam inglês: Cobh, Irlanda

A Ilha Esmeralda é conhecida pelas suas belíssimas paisagens naturais, pubs, danças típicas e rica história! Além disso, é um dos países que mais recebe estudantes brasileiros, que se mudam para o país para… Aprender inglês, isso mesmo! 

Ainda que compartilhe status de idioma oficial com o gaélico irlandês, o inglês é o idioma mais falado nativamente pelos irlandeses. Por sinal, já ouviu o sotaque irlandês? Confere aqui embaixo!

Canadá 🇨🇦

países que falam inglês: Canadá

Lá na terra do maple syrup, o inglês divide o status de idioma oficial com a língua francesa — que é o idioma nativo da maioria dos habitantes de algumas das províncias canadenses, como Québec. 

Vizinho ao norte dos EUA, o Canadá é um dos países com melhores índices de desenvolvimento do mundo, uma das nações mais abertas a imigrantes e, também, lugar de temperaturas extremas: os termômetros facilmente batem os 40 graus no verão e os 30 negativos no inverno. 🥶🥵

África do Sul 🇿🇦

países que falam inglês: Cidade do Cabo, África do Sul

Na terra de Nelson Mandela, que citamos aqui no começo do texto, o inglês divide o status de idioma oficial com mais 11 idiomas! O total de sul-africanos que têm o inglês como primeira língua é de, aproximadamente, 4.8 milhões de pessoas. 

O inglês também é falado como primeiro idioma por parte da população ou tem status oficial em mais uma série de nações africanas que, assim como a África do Sul, são ex-colônias britânicas. Nigéria, Tanzânia, Quênia, Uganda e Camarões são alguns dos mais populosos. 

Austrália (e Nova Zelândia!) 🇦🇺 🇳🇿

países que falam inglês: New Zealand

As duas nações da Oceania são, também, os dois países mais desenvolvidos do nosso hemisfério sul. Ex-colônias dos ingleses, Austrália e Nova Zelândia entregam tudo: praias e montanhas, cena cultural pulsante e economia pujante. Também são dois destinos frequentes de brasileiros para intercâmbios acadêmicos e culturais.

Jamaica (e outros países centro-americanos) 🇯🇲

países que falam inglês: Jamaica

Além do inglês, a famosa ilha americana tem a sua própria versão da língua da rainha, que é chamada de crioulo ou patoá jamaicano. Crioulos são idiomas que nasceram da necessidade do colonizador se comunicar com as populações locais, fazendo surgir uma língua comum, que mistura o inglês com uma série de outros idiomas americanos e/ou africanos. 

Trinidad & Tobago, Granada, Barbados, Guiana e São Cristóvão e Névis são outros exemplos de países que, além do inglês, falam línguas crioulas baseadas no inglês. Em geral, esses idiomas são altamente inteligíveis com o inglês. Saca só no vídeo abaixo a Venecia falando um pouquinho de inglês com seu sotaque e, também, de patoá jamaicano.

(E olha a dica: no canal do Youtube do Wikitongues você pode explorar uma infinidade de sotaques, patoás e crioulos da língua inglesa!)

Muitos outros!

Ainda tem dúvida que falar inglês é abrir as portas para o mundo? Além de todos os países que citamos, temos dezenas de milhões de falantes nativos de inglês em países como Índia, Paquistão e Malásia. Ainda, o inglês é falado como segundo idioma pela maioria da população em uma série de países europeus, como Holanda, Alemanha, Dinamarca e muitos outros!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os países que falam inglês? Deu vontade de viajar, mas não está com o inglês em dia? Então, que tal dar uma olhada nesse outro artigo com as nossas dicas para quem vai viajar sem falar inglês!