Afinal, por que é importante falar inglês? Entenda com essas 5 estatísticas!

por que é importante falar inglês

Afinal, por que é importante falar inglês? Entenda com essas 5 estatísticas!

Tiempo de lectura: 4 minutos

Você já cansou de ouvir por aí sobre a importância de falar inglês, não é mesmo? Nós temos aulas do idioma desde pequeninos na escola, somos expostos à língua inglesa em filmes, séries e músicas desde que nos conhecemos por gente e não é nada raro ver a fluência em inglês como pré-requisito para aquele emprego dos sonhos. Mas o que justifica tudo isso? Afinal, por que é tão importante falar inglês?

Nós aqui da Open English vamos desvendar essa história com algo que vale muito mais do que mil palavras: fotos estatísticas! Está precisando de uma forcinha para sair dessa de “esse ano eu vou aprender inglês…” e terminar o ano com “esse ano eu aprendi inglês”? Vem com a gente. 🤠

1. 95% dos brasileiros não sabem falar inglês

Um levantamento do British Council revelou que apenas 5% dos brasileiros conseguem se comunicar inglês — dos quais apenas 1% o faz com fluência. Então, esse é o motivo número 1 da nossa lista.

Quando você alcança a tão sonhada fluência em inglês, de cara você se diferencia — e muito! — no mercado de trabalho, se colocando no 1% de brasileiros que também chegaram lá! 

2. 1.3 bilhão de pessoas no mundo falam inglês, que é o 2º idioma mais falado do mundo

Nessa daqui a gente foi de duas estatísticas em uma, você viu? Quando o assunto é as línguas mais faladas do mundo, o inglês só fica atrás da China, país mais populoso do mundo.

Hoje, estima-se que 400 milhões de pessoas ao redor do globo têm o inglês como língua materna e, mais impressionante, 900 milhões falam o idioma como segunda língua. Se comunicar em inglês é, também, sobre fazer parte dessa comunidade de pelo menos 1.3 bilhão de pessoas! Em um mundo cada vez mais globalizado, isso significa ser um pouquinho mais cidadão do mundo, não é mesmo? 

Ah! Vamos soltar mais uma: o inglês é o idioma oficial de mais de 50 países! 🇺🇸 🇬🇧 🇮🇪 🇦🇺 🇨🇦

3. Pessoas que falam inglês ganham até 72% mais que aquelas que não falam

Acho que a gente não ia falar de grana? Achou errado! Quando você tem um idioma que é falado por mais de 1 bilhão pessoas, mas falado fluentemente por apenas 1% dos brasileiros, o resultado é que o domínio do inglês vale dinheiro! 💰💰💰

Segundo a Pesquisa Salarial da Catho, falar inglês pode significar uma diferença salarial de até 72% em comparação a pessoas que não dominam o idioma — e quanto mais internacional a empresa, maior essa diferença. A conclusão só pode ser uma: aprender inglês não é gasto, é investimento!

4. 80% dos diretores de RH afirmam que a fluência em inglês é importante para os negócios

Essa você provavelmente já imaginava, mas a Robert Half entrevistou 100 diretores de RH de grandes empresas e 80 deles afirmaram que a fluência em inglês é importante para os negócios.

O por quê disso fica fácil de entender quando olhamos para um outro dado, esse do British Council, que mostra que 91% dos executivos afirmam que o inglês é o principal idioma do mundo dos negócios.  

5. 78% dos brasileiros querem melhorar seu nível de inglês 

Mas, ei! Uma pausa para te falar que se você quer melhorar o seu nível de inglês, você não está sozinho nessa. 👊 Essa mesma vontade é compartilhada por 78% dos brasileiros. E olhando para essas estatísticas todas não é difícil entender os porquês, não é mesmo?

Dominar a língua inglesa é abrir portas para os seus sonhos! Aquela vaga de trabalho perfeita ou a promoção que você tanto quer; a confiança para fazer aquela super trip para Europa ou para os Estados Unidos, ou, quem sabe, juntar tudo isso e seguir carreira fora do país. 

Em um mundo tão globalizado até que não é difícil entender por que falar inglês é tão importante, não é mesmo?

Então, que tal acabar de uma vez por todas com essa história de deixar para amanhã ou para ano que vem falar inglês e realmente dar o passo que vai mudar tudo? 

Com a Open English você aprende inglês 100% online, de onde estiver, a hora que quiser e sempre com professors nativos! Bora sair da lista dos 78% que quer melhorar o inglês e entrar para aquela outra do 1% que é fluente? 🚀

 

Bora aprender inglês com a Open English!

 

Outros artigos que podem interessar a você:

The book is on the table? 10 dicas de como aprender inglês de verdade em 2020

Confira a lista de profissões que precisam falar inglês!

Teste seu nível de inglês

Top 100 palavras mais usadas em inglês