Saudações em inglês: como se diz “Oi” e outras maneiras de iniciar conversas 👋

saudações em inglês

Saudações em inglês: como se diz “Oi” e outras maneiras de iniciar conversas 👋

Tiempo de lectura: 4 minutos

Uma das coisas mais legais sobre um idioma é a possibilidade de dizer uma única coisa de mil maneiras diferentes. Por outro lado, isso também pode ser um fator de confusão se você não souber como e quando usar cada variação da forma correta. Não é diferente quando falamos das saudações em inglês. Por sinal, primeira lição: a palavra em inglês para “saudações” é greetings.

Ao longo do nosso artigo de hoje você pode acabar se perguntando: para quê tantas palavras diferentes querendo dizer a mesma coisa? Assim como como em português escolhemos entre “oi”, um “e aí, beleza?” ou um sério “boa tarde, tudo bem com o/a senhor(a)?”, em inglês usamos essas variações de acordo com o grau de formalidade da situação e a proximidade com quem conversamos.

Está na hora de aprender as saudações em inglês e a forma correta de usar cada uma. Vamos lá?

Começando pelo básico: como dizer olá ou oi em inglês

Provavelmente já sabe, mas existem duas palavrinhas que são as mais básicas quando o assunto é as saudações em inglês: hi hello. Normalmente traduzimos hi para um simples “oi” e hello para o “olá” — essa última é muito usado, também, ao telefone, nosso famoso “alô”.

Essas saudações em inglês são, sim, bastante usadas pelos falantes nativos, principalmente para iniciar a frase, assim como fazemos em português:

Hi! How are you? – Oi! Como você está?

Algumas outras palavras podem fazer esse papel de interjeições em começo de frase, caso do também famoso hey, o nosso “ei”. Yo é outra alternativa.

Uma curiosidade é que na Inglaterra uma palavra bastante usada em contextos super informais para chamar a atenção de alguém em um começo de frase é oi! Sim, escrito igual o nosso “oi” e tendo significado parecido com o hey.

Outras saudações informais em inglês

Vamos conferir mais algumas saudações informais (ou super informais) em inglês?

É interessante notar que saudações informais são sempre cheias de gírias e regionalismos, então algumas delas são mais comuns ou até exclusivas a certos países. As saudações 1 a 6 são mais comuns nos Estados Unidos, enquanto da 7 a 10 mais comuns no Reino Unido.

Ah! A 11ª e última é um bônus e vem do inglês da Irlanda! A expressão craic significa “diversão” em gaélico irlandês (um idioma pouco falado como primeira língua hoje em dia) e forma uma famosa expressão por lá.

  1. Hey, what’s up? = E aí? Tudo bem?
  2. Hey, how are things? = Opa! Tudo certo?
  3. Hey, good to see you = Oi! Que bom te ver!
  4. Yo! What’s new? = Ei! Quais as novidades?
  5. What’s good? = Qual é a boa?
  6. What’s new? = Quais as novas?
  7. What’s cracking? = O que tá rolando? (britânico)
  8. How you keeping? = Como você está indo? (britânico)
  9. Hiya! Alright? = Ei! Tudo certo? (britânico)
  10. Oi! Long-time no see, how’re you? = Ei! Quanto tempo! Como você está (britânico)
  11. What’s the craic = Qual a boa? (irlandês)

As saudações formais em inglês

Vamos agora à segunda parte da nossa lista, as saudações formais. Essas são menos regionais e devem soar naturais em qualquer país que fala inglês. Elas são ótimas para usarmos em situações profissionais, falando com estranhos, pessoas mais velhas ou quando não estamos seguro do grau de formalidade da situação.

Nessas situações em que você quer demonstra formalidade, uma dica é adicionar um pronome de tratamento após a frase: os mais formais são sir para “senhor” e madam (ou a contração ma’am) para “senhora”.

  1. Nice to meet you = Prazer em conhecê-lo(a)
  2. Good Morning = Bom dia
  3. Good afternoon = Boa tarde
  4. Good evening = Boa noite
  5. How are you? = Como vai você?
  6. How are you doing? = Como tem passado?
  7. How is everything going? = Como vão as coisas?
  8. It has been a long time = Faz muito tempo que não nos vemos
  9. What have you been up to all these years? = O que você tem feito em todos estes anos?
  10. It’s always a pleasure to see you = É sempre um prazer encontrá-lo(a)

Pronto! Você já está preparado para sair distribuindo “Ois” por aí, não importa se estiver entre amigos, parentes ou na empresa, sem medo de ser feliz.

Você pode, inclusive, ousar e usar mais de uma expressão ao mesmo tempo, como fazemos em português com o “Oi! Tudo bem?” (Hi! How are you?). O segredo é ir praticando e você vai pegar o jeito. Outra dica é passar a prestar atenção naquela sua série favorita em inglês: como os personagens fazem suas saudações? Se você assistir a séries britânicas, repare nas diferenças em relação às americanas.

Gostou da nossa aula de hoje e sentiu aquela empolgação a falar inglês cada vez mais? Já pensou em começar um curso de inglês, mas tem dúvidas sobre quanto tempo leva? Confira este outro artigo aqui do blog da Open English!

Quanto tempo dura um curso de inglês completo?