Como treinar conversação em inglês blog

Como treinar conversação em inglês sozinho?


8 minutos leitura

Se você quer melhorar a sua pronúncia em inglês, precisa praticar conversação regularmente, não tem jeito! Mas como treinar conversação em inglês se eu moro no Brasil? 🤓

Calma… a gente sabe que treinar a conversação em inglês pode ser um desafio, especialmente se você não tem muitas oportunidades de falar inglês no dia a dia. 

Mas, como brasileiro sempre arruma um jeitinho pra tudo, reunimos neste artigo, 7 formas úteis de mandar ver na sua pronunciation, sem sair de casa! Que tal?

Então, pay attention e se liga nessas dicas sobre como treinar a conversação em inglês:

curso de ingles online

Encontre um parceiro de conversação 🤝🏻

Uma das melhores maneiras de treinar a conversação em inglês é praticando com outras pessoas. Por isso, a nossa primeira dica é: encontre um parceiro de conversação. 

Pode ser um amigo que fala inglês, um primo que mora nos States ou alguém que também esteja nessa pegada de treinar a conversação em inglês. A ideia é ter alguém com quem você possa praticar regularmente, sem julgamentos.

Ah, mas eu não tenho um primo que mora nos States, muito menos um amigo que fala inglês.

Ok! Então, vamos para o plano B:

teste de inglês online

Como treinar conversação em inglês sozinho?

1. Fale com você mesmo 🗣️

Se você é como eu, provavelmente, simula conversas fictícias em inglês no chuveiro. Na verdade, eu faço isso o tempo todo e já fui pega no flagra 😁

Eu me imagino conversando com um colega no trabalho ou participando de uma reunião e defendendo meu ponto de vista.  E sabe o que é mais legal? Eu ganho em todas as discussões 😂😂 

Tudo bem, a gente sabe que na prática é diferente, mas é uma forma de praticar a conversação em inglês e se sentir mais confiante para a prova real, sabe? Você tem que pegar algo que faz sentido no seu dia a dia e começar. 

Curso de inglês grátis por 24h

2. Leia textos em inglês em voz alta 📢

Praticar a leitura em inglês em voz alta é um bom atalho para treinar a conversação sozinho e de quebra, aprender vocabulário novo. 

E get used (se acostume) a procurar palavras no tradutor. Você não vai entender tudo de primeira e tá tudo certo. Com o tempo, você vai ampliando o vocabulário e aprendendo o jeito certo de pronunciar as palavras. 

O Google tradutor tem uma ferramenta ótima para praticar a pronúncia, já usou o microfone? E detalhe, você pode conferir a pronúncia no inglês britânico e americano 🤩

3. Imite o que você ouve nos filmes e séries em inglês 🎬

A gente sabe que o inglês escrito e falado pode ser beeem diferente, especialmente se você considerar os sotaques. Pois bem, tentar pronunciar os diálogos que você ouve nas suas séries favoritas é um baita exercício de pronúncia. Sabe por quê?

Porque é o inglês da vida real, falado pelos nativos, cheio de connected speechs e disappearing sounds, que é a forma como as palavras são pronunciadas quando estão dentro das frases em inglês. Elas não têm o mesmo som quando pronunciadas isoladamente, já reparou?

Além disso, a entonação que os nativos usam na hora de pronunciar as palavras é outra coisa que você pode aprender muito com as séries. 

A gente até fez um artigo falando sobre as melhores séries para aprender inglês e aposto que você vai se divertir enquanto treina sua pronúncia 😅

4. Use um assistente virtual para treinar conversação em inglês 🤖

Ora, ora, quem disse que não tem um amigo gringo pra falar inglês? 😂 Se você tem uma Smart TV em casa, pode treinar conversação em inglês com seu assistente virtual. 

Você pode praticar com a Siri da Apple, o Google assistente do Google, a Alexa, da Amazon e até o Bixby, assistente virtual da Samsung.

É só baixar o aplicativo na sua Smart TV e começar. Uma dica, vá além do: Alexa, tell me a Joke (Alexa, conte-me uma piada), ok?

Além de inserir o idioma na sua rotina, conversar com um assistente virtual te obriga a focar na pronúncia e, por mais que seja difícil no começo, é um jeito de evoluir na conversação.

5. Invista em aulas de inglês com nativos 👩🏼‍🏫

Se fazer um intercâmbio é algo impensável para você nesse momento, a melhor forma de treinar a conversação em inglês sem viajar para o exterior é fazendo aulas de inglês com nativos.

O curso de inglês online da Open English, por exemplo, tem 100% de professores nativos, inclusive britânicos, com quem você pode treinar sua conversação a qualquer hora.

Além disso, as aulas contam com alunos do mundo todo, e essa é uma ótima oportunidade de treinar o seu ouvido para entender diferentes sotaques. 

6. Matricule-se em um curso de inglês online

Dica sincerona agora, você pode até treinar conversação com a Siri, conversar com seu amigo imaginário no chuveiro ou aprender novas palavras com a Meredith em Grey ‘s Anatomy, mas nada supera um método para aprender inglês. 

Alguns cursos online gratuitos oferecem fóruns ou grupos de discussão onde os alunos podem praticar a conversação em inglês. Isso pode ser uma ótima maneira de encontrar um parceiro de conversação e praticar com outras pessoas que estão aprendendo o idioma.

Mas, se você quer aprender inglês rápido, precisa de um método efetivo de ensino, que ofereça formas de treinar não só a conversação, mas as quatro habilidades da língua inglesa: speaking, listening, writing e reading. Só assim, você vai se sentir confiante para falar inglês.

Outras dicas para melhorar a conversação em inglês

Ter um vocabulário amplo é essencial para treinar a conversação em inglês. Afinal, quanto mais palavras você conhece, mais fácil será se expressar em inglês. 

Uma dica é aprender novas palavras a partir de contextos específicos, como filmes, séries, músicas ou livros. Assim, você não só aprende novas palavras, mas também como elas são usadas em diferentes contextos.

Veja algumas formas simples de aumentar seu vocabulário:

Use músicas para aprender inglês: escolha suas músicas favoritas e tente cantar junto com a letra. Preste atenção na pronúncia.

Leia livros para aprender inglês: comece com livros mais simples e vá aumentando o nível de dificuldade conforme você melhora sua habilidade de leitura em inglês. Além disso, tente falar em voz alta as palavras e frases que você está aprendendo.

Ouça Podcasts em inglês: escolha um podcast em inglês sobre um tema de seu interesse e tente acompanhar o diálogo dos apresentadores.

Dúvidas comuns sobre como treinar conversação em inglês

Qual é a melhor forma de praticar a pronúncia em inglês?

Uma das formas mais eficazes de praticar a pronúncia em inglês é imitar a pronúncia dos nativos. Tente ouvir a maneira como as palavras são pronunciadas em diferentes contextos e pratique repetindo em voz alta. 

É possível treinar a conversação em inglês sozinho?

Sim, é possível treinar conversação em inglês sozinho, lendo em voz alta e praticando a pronúncia e a gramática. No entanto, é altamente recomendável encontrar um parceiro de conversação para praticar regularmente 💬

É necessário ter inglês avançado para treinar a conversação em inglês?

Não é necessário ter um nível avançado para treinar a conversação em inglês. Na verdade, praticar a conversação é uma ótima maneira de melhorar seu nível de inglês. Como já dizia o ditado, é errando que se aprende, e no inglês não é diferente. 

Conclusão

Bom, a gente sabe que em terra de trabalho remoto quem tem inglês é rei, neh? Seja para usar no trabalho ou na vida pessoal, eu diria que é a diferença entre você ser visto ou não.

O inglês é como se fosse uma cancela que você passa e, a partir dali, tem acesso a benefícios exclusivos. 

E para você que está lutando para aprender inglês, o começo pode parecer difícil ou intimidador, eu sei. Mas é importante continuar praticando e tentando conversar em inglês. 

É natural cometer erros, mas com disciplina e prática constante você desenvolve a confiança necessária pra tornar a sua conversação em inglês mais fluida e alcançar a fluência em inglês que tanto deseja 👍🏻

E se precisar de ajuda nessa empreitada, conte com quem já ajudou mais de 2 milhões de alunos a aprender inglês:

Open English: aulas de conversação em inglês online 24h por dia 

A Open English é perfeita para quem tem uma rotina corrida, mas muita vontade de aprender:

  • Aulas ao vivo ilimitadas 24h por dia, inclusive aos finais de semana;
  • Professores nativos para você aprender a pronúncia correta das palavras;
  • Plataforma completa com lições, exercícios e muita atividade prática;
  • Lições de inglês instrumental com situações reais da sua área profissional;
  • Ferramenta online com reconhecimento de voz para treinar a pronúncia;
  • Suporte pelo WhatsApp e feedback do seu professor de inglês ao final de cada aula!

E aí, vai ficar só na conversação? Vem aprender inglês de verdade com a Open English!

Quero conhecer o curso


Deixe seu comentario

Você não precisa se registrar





Salve meus dados no site, para a próxima vez que eu comentar.

Conheça o curso