Como aprender inglês em casa

como aprender ingles em casa

Como aprender inglês em casa

Tempo de leitura: 7 minutos

No último ano, nossa casa virou academia, escritório e, claro, sala de aula. As videochamadas passaram a fazer parte da rotina diária e muita gente descobriu um universo fantástico de possibilidades e novos aprendizados totalmente online. 

Então, se você está procurando dicas para aprender inglês em casa, BINGO! Veio ao lugar certo 😉

O primeiro passo rumo à fluência 

First things first. O segredo para alcançar a fluência mais rápido é inserir o inglês ao máximo no seu dia a diaIsso quer dizer que você precisa estar atento: leu uma palavra em inglês? Tente lembrar o que ela significa. Ouviu um gringo conversando na rua? Preste atenção e tente entender sobre qual assunto ele está falando (você disse “fofoca”?👀), e assim por diante.  Agora, vamos às nossas super dicas de como aprender inglês em casa:

  • Matricule-se num curso de inglês online

Parece óbvio, mas nem só de Google Tradutor vive uma pessoa fluente na língua. É claro que os tradutores online são uma ótima ferramenta para tirar dúvidas pontuais, mas a melhor dica para quem quer aprender inglês em casa é fazer um curso online. O curso de inglês da Open English, por exemplo, oferece aulas ao vivo 24 horas, permitindo que você estude em qualquer horário e lugar.

  • Veja filmes e séries em inglês com legenda em inglês (ou sem legenda)

Quantos filmes e séries você já maratonou? Crie o hábito de colocar as legendas em inglês, e com o tempo seu ouvido vai se acostumar a escutar a mesma coisa que seus olhos estão lendo. Assim, seu cérebro passa a processar não apenas a informação da legenda, mas também a informação do áudio, transformando o inglês em algo mais familiarE se você já se sente confortável, pode tirar a legenda e arrasar no listening!

Michael Jackson Reaction GIF - Find & Share on GIPHY

  • Traduza suas músicas favoritas e cante junto

Quem canta, seus males espanta!🎤 Pegar aquela música em inglês que você mais ama e traduzir é uma forma de estudo extremamente dinâmica, pois você treina não apenas vocabulário, mas também o modo como as frases em inglês se estruturam, além de aprender gírias e expressões comuns. Essa é uma dica muito valiosa (e com alto potencial de diversão🎉).

  • Leia em inglês sobre um assunto que te interessa

Que assunto faz seus olhos brilharem?🤩 Esportes, artes, literatura, games, música… Seja lá qual for sua resposta, pode ter certeza de que tem muito conteúdo em inglês sobre ele na internetComo tudo na vida, fazer aquilo que se gosta é muito mais prazeroso, e com o desafio de ler em outro idioma não seria diferente. E se bater dúvida sobre uma palavra ou outra…

  • Use e abuse dos dicionários online

Já falamos no primeiro tópico que eles não são professores, mas são ótimos aliados para quem quer saber como aprender inglês sozinho em casaA grande dica aqui é: na dúvida sobre o significado de algo, não fique apenas no “chute” e de fato consulte o que é!

  • Otimize seu tempo livre

Como aprender inglês com a vida corrida que todos nós levamos? 🏃‍♂️ Todo mundo tem as mesmas 24 horas, e cabe a cada um decidir como usar o tempo em que não estamos ocupados com obrigações.  Aquela horinha que você perde stalkeando as pessoas nas redes sociais, poderia ser usada para fazer uma aula ao vivo com um professor nativo na Open English, por exemplo. Fora que você não fica refém dos horários fixos das escolas de inglês presenciais, ganhando a liberdade de estudar em qualquer momento, até de madrugada.

Dwight Office Tv GIF by The Office - Find & Share on GIPHY

  • Descubra pelo menos uma palavra nova por dia

Nós começamos: Stapler. Em português, “Grampeador”. Já conhecia essa? 🤔 Olhe ao seu redor, vá traduzindo mentalmente aquilo que você vê e pesquise a tradução de pelo menos uma palavra que você não saiba como falar em inglês. Por exemplo: viu uma paisagem cheia de árvores e percebeu que não sabe como se fala “tronco”? Hora da pesquisa! 🔎

  • Grave-se falando em inglês (e escute novamente para analisar)

O grande objetivo de todo mundo que começa a estudar inglês é falar de maneira tão fluida quanto se fala em portuguêsConseguir fazer uma autocrítica do seu próprio nível é fundamental para melhorar seu aprendizado. Use o gravador do celular (ou mande áudios para um amigo de confiança!) falando em inglês e escute novamente para analisar sua pronúncia e fluidez. 🗣️

  • Foque nas 4 habilidades básicas: speaking, listening, writing e reading

Uma dica simples, mas que ajuda bastante quem quer aprender inglês em casa é entender que o aprendizado é um sistema, e não uma mágica. As 4 habilidades básicas do inglês são speaking (capacidade de falar), listening (capacidade de ouvir), writing (capacidade de escrever) e reading (capacidade de ler). Descubra onde estão seus pontos fortes e fracos considerando esses 4 pilares, e treine mais naquilo que for menos intuitivo para você. 

Para descobrir esses pontos fortes e fracos, você pode usar das dicas que demos anteriormente (legendas em inglês, tradução de músicas, etc).

  • Perca o medo de errar!

Ninguém nasce sabendo inglês, nem mesmo os americanos! Todo mundo precisa aprender, e a hora certa para você é aqui e agora. É errando que se aprende, e é muito mais eficiente você falar “errado” mas conseguir passar sua mensagem para frente, do que travar a língua e não conseguir falar nada 🤐. Se estiver começando agora, preocupe-se menos com pronúncias complicadas (como o -th) e mais com a capacidade de formar frases em inglês que transmitam uma ideia completa.

  • Siga famosos que falam inglês 

Se você não perde uma fofoca nem o nascimento de um meme, vai adorar essa dica: dá para treinar o inglês seguindo perfis que criam conteúdo nesse idioma, seja no Twitter, Instagram ou qualquer outra rede social!💃

  • Troque o idioma do seu celular para inglês

Essa é uma das dicas para aprender inglês em casa mais básicas, mas que funciona muito bem.  Afinal de contas, estamos o tempo todo com o celular na mão, por que não aproveitar para aprender uma palavra nova? 🤳

  • Aprenda vocabulário focado na sua área de atuação

Se você for um profissional da tecnologia, por exemplo, pode pesquisar as palavras e expressões mais usadas em seu ambiente de trabalho. Lembrando que no curso da Open English existe uma seção exclusiva de Inglês Instrumental, com várias áreas de atuação disponíveis.  Chega de suar frio para escrever um e-mail em inglês!

Sweating Key And Peele GIF - Find & Share on GIPHY

Agora que você descobriu como aprender inglês em casa, é importante reforçar: keep goingMantenha a constância no aprendizado, monte um cronograma de estudos e tenha foco. E se você quer ser fluente ainda mais rápido, comece o curso online da Open English hoje e conquiste o título de bilíngue! 🏆

Perguntas frequentes

Tem como aprender a falar inglês sozinho?

Tem sim! Para aprender inglês em casa sozinho, você precisa ter bastante foco, montar um plano de estudos e consumir muito conteúdo em inglês. No entanto, se quiser aprender mais rápido, é ideal procurar também um curso de inglês com metodologia comprovada, como o da Open English

Como aprender inglês sozinho e de graça?

Na internet, o que não falta é conteúdo! As principais dicas para aprender inglês em casa consistem em inserir o idioma ao máximo na sua rotina, praticar sempre e não desistir do objetivo final de se tornar fluente.

Outros artigos que podem interessar a você são: