O e-mail de trabalho em inglês: tire de letra em 4 passos

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O e-mail de trabalho em inglês: tire de letra em 4 passos

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Uns anos atrás era comum ouvir por aí que as redes sociais iriam, eventualmente, tornar o e-mail obsoleto. Bem, essa é definitivamente uma previsão que não se confirmou. No mundo profissional ao redor do mundo, ele continua sendo a forma mais usada de comunicação, especialmente quando é preciso conversar com clientes, fornecedores, parceiros ou durante um processo de contratação.

Também é verdade que essa linguagem tem suas próprias regras e formalidades, o que vamos aprender hoje neste artigo sobre o e-mail de trabalho e como escrevê-lo.

A Open English preparou esse guia com várias opções de perguntas e respostas comuns para você escrever e-mails de trabalho em inglês com um tom bem profissional.

A estrutura do e-mail de trabalho em inglês

Assunto (Subject)

O assunto é o tema do e-mail de trabalho em inglês. Ele deve ser claro, curto e conciso.

Por exemplo:
Information request – Solicitação de informação
Application for Marketing Assistant position – João Neto da Silva CV – Candidatura para a vaga de Assistente de Marketing – João Neto da Silva CV
Agenda for meeting Nov 10 at 10AM – Pauta para a reunião de 10/11 às 10h
Nov 10 meeting – follow up and next steps –  Reunião de 10/11 – acompanhamento e próximos passos

Cumprimentos (Greeting)

Comece seu e-mail cumprimentando a pessoa. Como estamos falando de um e-mail de trabalho em inglês, você pode começar com “Dear” (Prezado/a):

– Dear Mr. Smith or Mr. John Smith
– Dear Mrs. Smith or Mrs. Jane Smith (caso seja uma mulher casada)
– Dear Miss Smith or Miss Jane Smith (caso a mulher seja solteira)
– Dear Ms. Smith ou Ms. jane Smith (caso seu estado civil seja desconhecido, esta é a forma mais apropriada para dirigir-se a uma mulher).

Caso você não conheça o destinatário ou o nome das pessoas no e-mail, o tratamento recomendado é:

Dear Sirs (prezado senhores): para dirigir-se a um grupo e pessoas desconhecidas ou a um departamento.
Dear Sir or Madam: (Prezado Senhor ou Prezada Senhora)
To whom it may concern: (A quem interessar possa)

O corpo do e-mail (e-mail body)

No corpo do e-mail profissional em inglês você deve explicar o motivo do seu contato. Nossa sugestão é que você use frases claras e precisas – evite frases muito longas. Você pode começar da seguinte maneira:

I am writing in reference to… (Estou escrevendo sobre…)

Se você está solicitando informações, você pode começar com uma frase como:

I would appreciate it if you could send me detailed information about… (eu agradeceria se o senhor pudesse me enviar mais informações sobre…)
Would you please send me more information about…? (O senhor poderia me enviar mais informações sobre…., por favor?
I am interested in … and I would like to know… (Tenho interesse em… e gostaria de saber se…)

Se você está escrevendo em nome de outra pessoa:

I am writing on behalf of Mr. João Silva regarding… (Estou escrevendo em nome do Sr. João Silva a respeito de…)

Se você está enviando arquivos anexos:

Attached please find the documents regarding…
– Please find enclosed the documents regarding…
(Anexos, estão os documentos a respeito de…)

Encerramento e despedida

Para terminar um e-mail de trabalho em inglês, você pode agradecer a atenção prestada ao seu e-mail e/ou também se colocar à disposição para oferecer mais informações ou para marcar uma reunião.

Exemplos:
– Thank you for your assistance in this matter. (Obrigado por sua ajuda nesse assunto)
If you need any further assistance, do not hesitate to contact me. (Se o senhor precisar de mais ajuda, não hesite em falar comigo)

Para finalizar, inclua uma frase de despedida e sua assinatura:

– Yours sincerely
– Best / Warm / Kind regards

Jargões, siglas e outras dicas para seu e-mail de trabalho em inglês

Outra dica é ficar atento aos jargões que são comuns a sua área profissional. Se for procurar um curso de inglês, vale conferir se a escola oferece opções voltadas para áreas profissionais específicas, te aproximando desde o começo do vocabulário próprio daquele indústria.

Também vale ficar atentos a abreviações ou siglas populares como ASAP, que significa as soon as possible (assim que possível) e são bastante usadas profissionalmente.

Por fim, vai uma dica sobre o nível de formalidade! Você deve ter reparado que nossas sugestões aqui neste artigo são bastante formais, isso se deve tanto ao ambiente profissional na maior parte do Hemisfério Norte ter uma etiqueta mais formal do que estamos acostumados, quanto por ser a opção mais segura se estiver na dúvida.

No entanto, vale sempre observar o seu contexto! Em empresas mais jovens e modernas, como starups e empresas de tecnologia, é comum que a linguagem seja muuuito mais leve que isso.

Comece a praticar esse estilo profissional de e-mail de trabalho e inglês e esteja preparado para quando a oportunidade surgir!

E lembre-se: se você quer abrir um universo de possibilidades e permitir que a sua carreira alce voos internacionais, a Open English te ajuda a falar inglês fluentemente com aulas voltadas para profissionais de diferentes áreas. Nossa plataforma tem aulas ao vivo e particulares a cada meia hora, com professores nativos. Assim, você pode estudar onde e quando quiser, a partir do seu dispositivo favorito.

Comece hoje com a Open English.