Metas de Vida – Life Goals!

Metas de Vida – Life Goals!

Tempo de leitura: 7 minutos

Ano Novo, metas novas! Ou será que não? 🤔

Se suas metas de vida não mudaram muito entre 2020 e 2021, não precisa se desesperar: Entenda como um sinal de que é exatamente isso que você precisa fazer. Afinal, suas metas pessoais precisam fazer sentido para você, e não para os outros. ✌️

Então vamos falar sobre listas de metas para a vida? Neste post, você verá:

🖋 Como montar sua lista de metas para a vida

🖋 Dicas para seus objetivos pessoais de fato saírem do papel

🖋 Exemplos de metas de curto, médio e longo prazo

Como montar sua lista de metas para a vida

Por menor que seja o passo que você dá rumo aos seus sonhos, ele é real, ele existe, e faz parte do processo de conquista dos seus objetivos pessoais. Por isso, comece sua lista de metas de vida tendo em mente o raciocínio de que você precisa de fato se enxergar cumprindo com aquilo que está se propondo. É claro, pensando em exemplos de metas de vida de longo prazo, obviamente o ideal é sempre a perfeição. Mas, como falamos por aqui na Open English, é fundamental reconhecer e aceitar os chamados 👶baby steps (“passos de bebê”, equivalente à expressão brasileira “passos de formiga”). Nada acontece da noite para o dia, ainda mais quando estamos falando sobre metas de vida e sonhos. 

Por isso mesmo, pense seus objetivos pessoais em passos. Tal qual um bebê, que aprende a andar dando um passinho por vez, recomendamos “fragmentar” suas metas em passinhos também. Por exemplo: Se seu objetivo é conquistar um emprego novo, é de senso comum que você precisa enviar seu currículo para as empresas de seu interesse. Mas e o que vem antes disso? 

Muitas vezes esquecemos do tempo consumido para arrumar o currículo, buscar novas qualificações, pensar na forma mais eficaz de se apresentar… E isso vale também para exemplos de metas pessoais não ligadas ao profissional, como parar de fumar, comer melhor, fazer mais exercícios e tantos outros etc. Você não precisa (e nem tem como! 😜) correr uma maratona profissional no dia seguinte em que decide cuidar melhor da saúde. Mas você certamente pode começar com uma caminhada leve hoje, aumentar para uma caminhada mais longa amanhã, começar a intercalar pequenas corridas no meio da caminhada na semana seguinte… E assim ir dando seus baby steps.

☝️ E dica de ouro: Não espere muito para começar. Nenhum momento é o “momento perfeito” para algo, somos nós quem definimos e nos adaptamos, fazendo sempre o melhor com o que temos disponível. 

Dicas para seus objetivos pessoais de fato saírem do papel

Partindo do princípio da aceitação dos baby steps, seus objetivos pessoais saem do papel quando você começa a se movimentar na direção deles, e não apenas quando o sucesso já está 100% atingido. Mas fragmentar sua lista de metas de vida não adianta nada se você não conseguir cumprir, né? 🤔

Pay attention que agora vem uma dica de mestre que funciona para qualquer exemplo de metas pessoais: Pense em seus objetivos pessoais de forma SMART.

SMART?Smart” de “inteligente”? Também! 🧠⚡

Mas além disso, SMART é uma estratégia que ajuda muita gente a conquistar sonhos e objetivos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo. Apesar de soar igual à tradução de “inteligente” em inglês, a sigla SMART significa outra coisa:

S – SPECIFIC (“Específico”)

M – MEASURABLE (“Mensurável”)

A – ACHIEVABLE (“Alcançável”)

R – RELEVANT (“Relevante”)

T – TIME BASED (“Temporal”)

Em resumo, para que suas metas de vida sejam atingidas, é fundamental que elas sejam SMART: seu objetivo pessoal deve ser específico (S), o progresso deve ser possível de medir (M), a meta deve ser de fato fazível (A) e relevante para sua vida (R), e por último, mas não menos importante, é essencial que você estime o tempo (T) que vai levar para concluir aquilo que se propôs.  

As metas SMART são ótimas para dar aquele “chacoalhão” na tendência de procrastinar que assola todos nós. Lembre-se: Se sua meta de vida não estiver bem esclarecida dentro de cada letra da sigla SMART, as chances de falha e não cumprimento aumentam bastante.

Com frequência, a letra que mais gera dificuldade é a T (Temporal). Afinal, boas intenções e vontade de vencer nós temos todos os dias! Mas se você não aplica seu objetivo pessoal dentro de um espaço de tempo, ele vira apenas uma ideia distante. Sabe aquela famosa frase “Deixa pra depois”? Se você não se compromete com prazos, fica praticamente impossível cumprir suas metas de vida.

Quantas vezes você já deixou pra começar a dieta semana que vem?

Quantas vezes você já deixou o inglês para depois?

Se deixar, o depois não chega nunca. Sonhos e metas não se realizam sozinhos!

Exemplos de metas de curto, médio e longo prazo

Fez sua lista de metas para 2021 e estipulou o grau de prioridade de cada uma delas? Agora é hora de entender quais são de curto, médio e longo prazo. Assim você se organiza melhor e consegue definir uma estratégia inteligente para que todas as metas saiam do papel. E lembre-se: seja o objetivo de curto ou longo prazo, ele sempre passa pela lógica dos baby steps e da necessidade de ser SMART.

Em linhas gerais, podemos entender os prazos das metas pessoais da seguinte forma:

🏋‍♀ Metas de CURTO prazo 

Aquelas que podem ser realizadas geralmente em menos de 1 ano, pois estão mais ligadas a uma necessidade/desejo atual do que futuro. Alguns exemplos prontos de objetivos de curto prazo são a compra de um sapato, troca de eletrodoméstico, uma pequena viagem de férias… E se você tiver dedicação, até o curso da Open English pode ser concluído com sucesso em menos de um ano! 🤩

🏋‍♀ Metas de MÉDIO prazo

Aquelas que você espera concretizar num período entre 1 e 5 anos, pois a realização não possui caráter muito urgente. Pode ser a troca do carro, uma cerimônia de casamento, uma reforma de casa, uma viagem ao exterior, etc. Os exemplos de objetivos de médio prazo mostram como o caminho rumo à conclusão demanda maior planejamento nesses casos. Lembra da importância de ser SMART? Aqui começa o teste: Você consegue se manter firme e focado numa meta durante 5 anos?

🏋‍♀ Metas de LONGO prazo 

Aquelas que você imagina realizar em, no mínimo, 5 anos (para mais; muitas vezes sem prazo máximo). Alguns exemplos prontos de metas de longo prazo são comprar um imóvel, ter um filho, abrir seu próprio negócio, preparar-se para ter recursos suficientes durante a aposentadoria… Ou seja, objetivos amplos e grandiosos para o futuro. Por isso mesmo, demandam maior foco e consistência por parte do sonhador.

Geralmente, é mais difícil observar o avanço das metas quando o período é mais longo, o que pode acabar gerando desânimo. But don’t give up! (“Não desista!”) 💪 Lembre-se que os baby steps estão sempre acontecendo e tudo depende do seu compromisso para que a meta pessoal seja eventualmente cumprida.

A principal vantagem de especificar seus objetivos com as dicas que demos aqui neste post é a possibilidade de traçar uma estratégia eficiente de realização, constantemente observando os resultados. Foco sempre, seja a meta de curto, médio ou longo prazo!

A Open English é um bom exemplo de como metas profissionais de 2021 podem (e devem) se encontrar com objetivos de satisfação pessoal. Aprender inglês faz você sentir que está conquistando algo, que está evoluindo o próprio conhecimento. E isso melhora não apenas sua autoestima no âmbito pessoal, mas também o quanto seu currículo brilha aos olhos de um recrutador.

O inglês fluente é uma meta como qualquer outra, então a dica não é diferente: O aprendizado também evolui na base dos baby steps e precisa ser pensado de maneira SMART. Na Open English, você tem a possibilidade de aprender inglês dentro do seu ritmo, fazendo aulas ao vivo nas 24 horas do dia, sem aquela pressão de chegar na escola no horário certinho (ser 100% online é outra coisa 💙). Isso sem contar com todas as ferramentas exclusivas da nossa plataforma e nossos professores americanos e estão sempre prontos para te dar toda a assistência necessária durante o curso

E aí, vai deixar a meta do inglês pra depois de novo? 

Só depende de você e do seu super smart brain. 😉🇺🇸