Entrevista de trabalho em Inglês? Como negociar seu salário

salário em ingês

Entrevista de trabalho em Inglês? Como negociar seu salário

Tiempo de lectura: 7 minutos

É inevitável que uma entrevista de trabalho seja um momento de algum nervosismo e até tensão, não é mesmo? Imagine, então, encarar uma entrevista de trabalho em inglês — um idioma que não é a sua língua nativa — e ter que negociar seu futuro salário em inglês

É claro que em uma situação como seu nível de inglês é uma das principais variáveis. Quanto mais fluente sua comunicação verbal (o listening e o speaking), menos assustadora será a situação. Mas, independentemente desse fator, os desafios estão aí para serem superados, certo? 

Então, vamos às dicas para encarar uma entrevista de trabalho e negociar seu salário em inglês.

Se preparando para sua entrevista em inglês

Quando fazemos uma entrevista ou participamos de um processo seletivo, estamos tão preocupados em nos sair bem e conquistar a vaga em questão que, geralmente, esquecemos que esta também é nossa oportunidade de avaliar a empresa e o cargo que estamos pleiteando. 

Da mesma forma que você pode não ser a melhor escolha para a empresa, talvez ela não seja a melhor opção para você. Pensando por este lado, sair-se bem numa entrevista ganha uma nova dimensão: é preciso que você mantenha a cabeça fria para mostrar de forma eficiente a que veio e, ao mesmo tempo, conseguir analisar se a proposta é de fato vantajosa para você.

A melhor maneira de vencer o nervosismo e ter calma na hora de responder e fazer perguntas, é estar preparado

Seja honesto com seu inglês

Ok, isso pode soar como um grande clichê, é verdade, mas não custa lembrar: mentiras (ou dar uma valorizada) é algo que tem a perna curta. Uma entrevista sempre vem depois da avaliação do currículo. 

Então, se você foi honesto com seu nível de inglês no seu currículo, você sabe que a pessoa do outro lado daquele papo está ciente do seu nível.

Uma maneira de se ser ainda mais preciso com essa informação é testando seu nível de inglês em testes de padrão internacional como o TOEFL. A Open English também tem um teste gratuito no padrão CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

Quero descobrir meu nível de inglês!

Estude o vocabulário específico daquele mercado e função

Se você tem um nível intermediário de inglês e colocou isso no seu currículo, então o entrevistador não espera que você demonstre fluência, mas sim a capacidade de estabelecer boa comunicação sobre si mesmo, hobbies e trabalho. 

A dica é estudar o que faz sentido especialmente para o contexto daquela entrevista:

  • Você consegue fazer uma boa introdução sobre sua vida e história em inglês?
  • Você consegue explicar as tarefas que desempenhava nas suas experiências anteriores?
  • Você conhece os principais jargões, termos e expressões relacionadas à sua função em inglês?

Você também pergunta

Faz tempo que os departamentos de Recursos Humanos (ou People, ou Talent Acquisition) e gestores deixaram de enxergar as entrevistas como uma via de mão única. 

À medida que a entrevista avança e você vai se soltando e ficando mais confiante, chega a hora de fazer suas próprias perguntas e considerações. Não tenha medo! Boas perguntas, feitas da forma correta, podem ajudá-lo a ganhar pontos, mostrando que você entende do mercado e está por dentro do cenário nacional e global, antenado com as novidades do ramo. 

Apenas tome cuidado com o tom usado na hora de formular suas questões para não parecer arrogante. Seja simpático, gentil e encare esse momento como um bate-papo e uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre a empresa.

Esta etapa não é apenas importante para sua imagem, mas também uma forma de estabelecer um relacionamento com a pessoa que está entrevistando você e te deixar mais seguro para tratar de um assunto delicado: sua pretensão salarial.

Discutindo o salário em inglês

Muitas empresas, de cara, anunciam a vaga junto a uma lista de requisitos desejáveis e à faixa salarial oferecida, de forma a estreitar o processo seletivo. No entanto, não é nada incomum no mercado a prática de não se divulgar a verba destinada às vagas. 

Neste caso, caberá a você, como candidato, dizer quanto espera ganhar e, a partir daí, começar as negociações. Esta pode não ser uma discussão fácil nem em seu próprio idioma, quanto mais em inglês. Por isso, separamos aqui algumas perguntas em inglês que podem surgir na na hora H. Vamos a algumas?

Dwight Office Tv GIF by The Office

What are your salary expectations?

Qual a sua pretensão salarial?

What salary are you looking for?

Por volta de quanto gostaria de ganhar?

What salary were you making at your last job?

Quanto você ganhava no seu último emprego?

What salary range would you require to take this job? 

Qual seria a faixa salarial ideal para você aceitar este emprego?

What are your salary requirements – both short-term and long-term? 

Quais são suas expectativas salariais, tanto a curto quanto a longo prazo?

Uma negociação salarial deve ser, desde o primeiro instante, tratada com clareza e abertura. Familiarize-se com estas perguntas e, dependendo do caso, prepare a resposta mais adequada à situação. 

Faça boas perguntas

Antes de de dar um número, você sempre pode tentar ter mais informações e estudar o terreno. Veja algumas ideias aqui:

  • Se o assunto é a faixa salarial ideal para que você aceite a proposta, pode começar sua resposta da seguinte maneira:

Based on my previous experience and education for this type of position, I would like to be in the $70,000 – 80,000 range

Com base na minha experiência e formação, gostaria de ganhar entre $70.000 – $80.000 para este cargo.

  • Quando a empresa quiser saber qual a sua pretensão salarial, antes de responder de imediato, a coisa certa a fazer é conseguir o máximo possível de informações sobre as atribuições do cargo, para que você possa pedir um valor adequado às responsabilidades que ele requer. Uma boa forma de responder seria assim:

I really need more information about the job before we start to discuss salary. Maybe you could tell me what is budgeted for the position.

Eu realmente precisaria saber mais informações sobre o trabalho envolvido antes de começarmos a discutir salário. Talvez você pudesse me dar uma ideia do budget disponível para esta vaga.

Ou também pode usar esta resposta:

Before I answer that question I’d like to ask what you typically pay someone with my experience and education in this type of position?

Antes de responder, gostaria de saber qual é normalmente a política salarial da empresa para alguém com a minha experiência e formação neste tipo de cargo.  

  • Outras respostas que podem ajudá-lo durante a entrevista:

I was making $40,000 at my last job, plus bonuses. I would be expecting at least that and a 20% increase.

Eu ganhava $40.000 no meu último trabalho, mais benefícios. Gostaria de um aumento de pelo menos 20% neste valor.

I will consider any reasonable offer.

Estou disposto a considerar qualquer proposta razoável.

That’s a good initial offer.

Esta é uma boa oferta inicial.

Antes da entrevista, pesquise quanto o mercado está pagando nesta área e cargo. Com base nisso, pense em uma cifra razoável, compatível com sua experiência, pretensões e qualificações profissionais e vá pronto para negociar!

Outra dica é procurar sites em que funcionários e ex-funcionários de empresas compartilham suas remunerações (ou seus ranges) salariais.

Uma última dica, se você estiver negociando para uma posição remota junto a uma empresa estrangeira é entender desde o começo da conversa sobre qual período vocês estão falando — remuneração mensal, trimestral, anual etc — e em qual moeda (currency) será feita a negociação.

Com essas dicas, você tem tudo para arrasar na sua próxima entrevista.

Gostou? Então, então se liga neste outro artigo do nosso blog sobre a importância do inglês no mercado de trabalho em diferentes carreiras.

Leia também:

E-mail de trabalho em inglês: 4 dicas para escrever corretamente

Produtividade no trabalho: como Otimizar Sua Rotina

Time is Money! Expressões em inglês sobre tempo e dinheiro