Sabe como falar todos os meses em inglês? Descubra aqui!

meses em ingles

Sabe como falar todos os meses em inglês? Descubra aqui!

Tiempo de lectura: 5 minutos

N√£o √© segredo que a nossa vida √© regida pelas muitas marca√ß√Ķes do tempo que usamos no nosso dia a dia, n√£o √© mesmo? A organiza√ß√£o da passagem do tempo √© um dos mecanismos mais antigos para botar um pouquinho de ordem no caos da vida.¬†

Segundos, minutos, horas, dias, meses, anos‚Ķ E por a√≠ vai. Hoje falamos dos meses em ingl√™s, seus nomes e um pouquinho da origem. Bora? ūüďÜ‚úÖ

Como se diz os meses do ano em inglês?

Vamos começar indo direto ao ponto? Mas antes, uma boa notícia: todos os meses em inglês são cognatos de suas palavras em português. O que isso significa? Que as palavras têm a mesma origem nos dois idiomas e são relativamente parecidas. Vamos conferir?

Meses do ano Months of the year
Janeiro January
Fevereiro February
Março March
Abril April
Maio May
Junho June
Julho July
Agosto August
Setembro September
Outubro October
Novembro November
Dezembro December

Viu só? Nenhum dos meses tem um nome super diferentão em inglês. Isso se dá pois ambos os idiomas (português e inglês) herdaram os nomes dos meses da Roma antiga, ou seja, do latim. 

A origem dos nomes dos meses em inglês

J√° se perguntou de onde vieram essas palavras que d√£o nome aos meses? J√° reparou que novembro e dezembro t√™m os n√ļmeros nove e dez nos seus nomes, mas s√£o o d√©cimo-primeiro e d√©cimo-segundo m√™s? Vamos desvendar esses mist√©rios pra j√°!

Janeiro ou January

Esse √© simples e bem legal. Na mitologia romana, Jano √© o Deus de duas faces, uma para frente e outra para tr√°s; uma para o que passou e uma para o que est√° por vir. √Č, assim, o Deus do fim e come√ßo dos ciclos. Tudo a ver com o primeiro m√™s do ano, n√£o √©?

Fevereiro ou February

Também uma referência à antiga mitologia pagã de Roma. Fébruo era o Deus da morte e da purificação e, nessa época do ano, eram realizados sacrifícios e festividades em sua homenagem.

Março ou March

Mesma lógica. Março faz referência a Marte, Deus da Guerra na versão romanizada das divindades gregas.

Abril ou April

Esse daqui √© um pouquinho mais incerto. Alguns consideram que a palavra tem origem na Deusa Afrodite (V√™nus na vers√£o romana), homenageada neste m√™s. Outra hip√≥tese diz que a Abril tem a mesma origem da nossa palavra ‚Äúabrir‚ÄĚ, que seria no latim apriles, j√° que esse √© o m√™s da abertura das flores no Hemisf√©rio Norte.

Maio ou May

Referência à divindade Maia, que simboliza a natureza (e, de novo, tudo a ver com a primavera);

Junho ou June

Refer√™ncia, aqui, a Juno (Hera no original grego), mulher de J√ļpiter (Netuno) e a Rainha dos Deuses do Olimpo.

Julho ou July

Esse daqui mudou de nome ao longo da hist√≥ria romana! E faz homenagem a uma figura bastante humana: o ditador J√ļlio C√©sar.

Agosto ou August

Também uma homenagem a um dos imperadores romanos, no caso, César Augusto.

Setembro, outubro, novembro e dezembro ou September, October, November and December

Os nomes s√£o refer√™ncias aos nomes romanos dos n√ļmeros sete (septem), oito (octo), nove (novem) e dez (decem). Tudo muito bonito se n√£o fosse o fato de que esse n√£o √© o n√ļmero correto para esses meses, n√£o √© mesmo?

Isso acontece porque o primeiro calendário romano era um calendário lunar de apenas dez meses! O calendário de 12 meses foi uma reforma promovida por Pompílio, segundo dos reis de Roma. No calendário original não tínhamos os meses de janeiro e fevereiro e o ano começa em março. Nesse primeiro calendário julho se chamava quintil (o quinto mês) e agosto se chamava sextil (o sexto).

Gostou de aprender o nome dos meses em ingl√™s e ainda mergulhar na hist√≥ria do nosso calend√°rio de 12 meses? Ent√£o, vamos com uma √ļltima curiosidade.¬†

Lá na Roma antiga existia o costume de convocar a população no primeiro dia de cada mês para que o povo fosse informado das festividades e feriados daquele mês. Convocar, ou chamar em voz alta, se dizia kalein no grego antigo, e deu origem à palavra calendae no latim. Por consequência, o primeiro dia do mês passou a ser o calendarium e, mais tarde, o nome genérico para os meses do ano!

Como usar os meses em inglês no dia a dia?

Agora que já conhecemos as palavras para os meses em inglês, vamos a mais alguns aprendizados práticos.

O primeiro √© sempre deve-se usar letra mai√ļscula para falar de meses do ano. Como por exemplo:

Her birthday is in April.

We will have snow in December.

Aproveitando, repare que a preposi√ß√£o nos dois exemplos foi a mesma: in, preposi√ß√£o que usamos para os meses do ano. As preposi√ß√Ķes em ingl√™s podem se revelar um grande desafio quando come√ßamos a aprender o idioma, mas para isso temos um artigo todo especial, confere s√≥: In, on, at‚Ķ Vamos aprender as preposi√ß√Ķes em ingl√™s?

E as datas em inglês?

Talvez voc√™ j√° tenha visto por a√≠ uma data escrita em ingl√™s e se deparado com algo do tipo 11/27/2021. Parece um erro, mas, de fato, usa-se essa ordem nos Estados Unidos. √Č o chamado MM/DD/YYYY, ou seja, o m√™s vem antes do dia.¬†

Vale notar que isso n√£o √© uma ‚Äúregra‚ÄĚ da l√≠ngua inglesa, mas sim um h√°bito espec√≠fico dos norte-americanos, e, inclusive, o formato usado na Inglaterra √© o mesmo que o nosso.¬†

Esperamos que você tenha gostado de aprender mais sobre os meses em inglês. E seq uiser aprender muuuuito mais, vem com a Open English!

 

Quero aprender mais palavras com a Open English!